metropoles.com

Comércio do DF registrou oitava queda consecutiva nas vendas em novembro

O setor de serviços também teve desempenho negativo. No acumulado dos 12 meses, os dois setores apresentaram saldo negativo de 19,67%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Shoppings estão investindo pesado em campanhas natalinas – Alameda Shopping em Taguatinga – Brasília, DF – 27/10/2015
1 de 1 Shoppings estão investindo pesado em campanhas natalinas – Alameda Shopping em Taguatinga – Brasília, DF – 27/10/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O comércio brasiliense registrou queda de 0,07% nas vendas no mês de novembro na comparação com outubro. O setor de serviços também apresentou queda de 2,35%. Apesar de pequeno, o declínio representa a oitava queda consecutiva para o comércio no ano passado. No acumulado dos 12 meses, comércio e serviços apresentam, juntos, um saldo negativo de 19,67%.

Este índice acumulado apresenta piora nos três últimos meses e não se observa mudança de tendência para o fechamento do ano de 2015. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com apoio do Sebrae.

De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, os setores de comércio e de serviços, no mesmo período, tiveram índices acumulados negativos e medidos em 20,58% e 16,86%, respectivamente.

“Neste cenário podemos constatar a real desaceleração no ritmo de compras pelo consumidor e caracterização da retração do varejo”, aponta Adelmir. Segundo ele, é importante destacar que esses indicadores refletem somente as micro e pequenas empresas, segmento que possui características próprias e tem maior sensibilidade aos movimentos econômicos de mercado.

A redução de compra está ligada à redução da renda, à redução de crédito e à pressão inflacionária. São esses três pontos que explicam a diminuição no consumo doméstico.

Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF

Segmentos
Em novembro, os segmentos do comércio que registraram crescimento nas vendas foram: Floricultura (5,52%); Livraria e Papelaria (3,96%); Calçados (3,81%); Informática (3,66%); Lojas de Utilidades Domésticas (1,56%) e Vestuário (1,00%).

Os segmentos que apresentaram queda foram: Material de Construção (-2,42%); Mercado e Mercearia (-1,56%); Farmácia e Perfumaria (-0,90%); Autopeças e Acessórios (-0,71%); Tecidos (-0,67%); Móveis e Decoração (-0,25%); Óticas (-0,22%) e Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-0,07%).

No setor de serviços, houve crescimento nas vendas, em novembro, nos segmentos de Casa de Eventos (8,23%); Agência de Viagem (6,68%); Autoescola (2,56%); Pet Shop (0,33%) e Clínica de Estética (0,31%). Os segmentos de serviços que apresentaram queda nas vendas foram: Ensino de Idiomas (-9,20%); Academia (-6,60%); Aluguel de Artigos Para Festas (-5,38%); Salão de Beleza (-3,87%) e Reparação de Eletroeletrônicos (-2,06%). (Informações da Fecomércio-DF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?