metropoles.com

Comércio do DF fecha 2016 com queda de 6,19% nas vendas

Com a crise econômica, a redução no setor de serviços foi ainda mais expressiva no período analisado: -7,74%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Arruda/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Leonardo Arruda/Metrópoles

O comércio do DF amargou uma queda de 6,19% nas vendas no ano passado em comparação com 2015. No setor de serviços, a redução foi ainda maior (-7,74%), como mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, feita pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae.  Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços. No acumulado do ano, o recuo nos dois segmentos ficou em -6,45%.

Em dezembro de 2016, as vendas do comércio cresceram 15,84% na comparação com novembro. Já as do setor de serviços aumentaram 8,13%. Mesmo assim, esses resultados positivos não foram suficientes para reverter o quadro negativo de todo o ano, provocado pela crise econômica.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que este movimento do último mês do ano é sazonal e caracteriza-se pelo pico de vendas natalino. Ainda segundo ele, o resultado negativo do acumulado do ano já era esperado. “O desempenho do comércio de bens e serviços nesse ano é um reflexo do momento econômico em que vivemos, tanto em âmbito nacional quanto regional e local”, ressaltou.

 

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras durante todo o ano de 2016. Em dezembro, a modalidade respondeu por 42,86% das vendas no comércio. No setor de serviços, foi responsável por 33,44% das compras. (Com informações da Fecomércio)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?