metropoles.com

CLDF sabatina e aprova indicados para comandar a Junta Comercial

Walid Sariedine e João Vicente Feijão Neto participaram do procedimento na Comissão de Constituição e Justiça da Casa nesta terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Walid-presidente-Junta-Comercial-do-DF
1 de 1 Walid-presidente-Junta-Comercial-do-DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os indicados para a presidência e a vice-presidência da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF), Walid de Melo Pires Sariedine (foto de destaque) e João Vicente Feijão Neto, respectivamente, participaram de audiência pública e foram sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa (CLDF) na manhã desta terça-feira (06/08/2019). Eles tiveram os nomes aprovados pelos distritais.

Durante o recesso, o Governo do Distrito Federal (GDF) havia nomeado os dois sem o crivo dos distritais, mas a exigência da sabatina está prevista em uma lei de 27 de junho, que traz as novas regras da Junta Comercial. A norma marca oficialmente a incorporação do órgão à estrutura do GDF, deixando de pertencer à União.

No decorrer da audiência pública, Walid Sariedine, que integrava a diretoria da Federação das Indústrias do DF (Fibra), falou sobre as prioridades de sua gestão para promover o avanço do setor produtivo na capital da República.

“Nestes dias que estamos à frente do órgão, já tivemos conquistas. A maior delas é a de o governador ter conseguido trazer a Junta Comercial para Brasília. Esse era um pleito antigo do setor produtivo. E agora, o mérito desta Casa em fazer a lei que constitui essa autarquia, que tem um futuro promissor e é o anseio de todos os empresários da nossa cidade”, disse Sariedine.

O vice-presidente da CCJ, deputado Martins Machado (PRB), perguntou a respeito das inovações e práticas de gestão a serem implementadas e as ações que irão contribuir para tornar mais ágeis e eficientes as demandas da Jucis-DF.

Entre as medidas, Sariedine citou o processo de digitalização de todos os dados e documentos da Junta Comercial. “O que a gente espera para o futuro é que tenhamos um banco de dados 100% digitalizado. Assim, pretendemos gerar oportunidades e outros serviços, promovendo o desenvolvimento do DF, em especial nos setores de serviços, indústria e comércio”, afirmou.

Walid Sariedine disse ainda que vai retornar ao plenário no prazo de 90 dias com dados consolidados para apresentá-los aos deputados distritais.

Lei nº 6.315/2019

A Junta Comercial, responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais, passou a integrar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Lei n° 6.315, de 2019.

A Jucis-DF tem por finalidade executar e administrar, no Distrito Federal, os serviços próprios do registro público de empresas mercantis e atividades afins, bem como fomentar, facilitar, simplificar e integrar o registro de empresas e negócios, em consonância com as políticas de desenvolvimento social e econômico, visando a geração de riqueza e trabalho na capital da República.

Os servidores atualmente cedidos pela União, em exercício na Jucis-DF, podem continuar desempenhando suas atividades na autarquia até que seja estruturado o quadro de pessoal efetivo, podendo assumir cargos em comissão previstos na publicação, a fim de que seja preservada a continuidade do serviço público.

O órgão promoverá, no prazo de dois anos, a realização de concurso público para provimento de seus cargos efetivos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?