metropoles.com

Carnê do IPTU chegará na semana que vem com aumento mínimo de 7,39%

Menor percentual é o INPC e será aplicado a todos os imóveis tributáveis. Já quem aumentou a área construída terá reajuste bem mais salgado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aguas_Claras
1 de 1 Aguas_Claras - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os donos de imóveis no Distrito Federal que tiverem ampliado as propriedades receberão o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com um reajuste salgado a partir da próxima semana. A depender da reforma, o aumento do valor do imposto pode variar até mais que o dobro do cobrado em 2016 — vai depender do volume de área construída identificada, não declarada ao Fisco até a captação das imagens. A Secretaria da Fazenda disse que o aumento médio do IPTU nas propriedades onde foram constatadas ampliações ficará, em média, 40%.

Os percentuais já incluem o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) aferido em dezembro de 2016, de 7,39%. Essa porcentagem será aplicada ao IPTU de todos os 944 mil imóveis tributáveis do DF.

Para verificar quem aumentou a área de casas e residências, o GDF começou a usar imagens aéreas em 2016, conforme o Metrópoles antecipou. O levantamento começou no primeiro semestre e o resultado virá agora: o governo espera aumentar a arrecadação em R$ 140 milhões na comparação com o ano passado. Em 2017, a expectativa é que ultrapasse os R$ 900 milhões.

“Não estamos falando de aumento de alíquota. O que está gerando o aumento é a casa do contribuinte, o que foi construído.”

Wilson de Paula, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda do DF

As medições foram viabilizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Fazenda do DF, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O trabalho começou nas regiões administrativas da Granja do Torto, do Varjão, do Paranoá e do Lago Norte. Dos 10.890 imóveis verificados nesses locais, 10.447 vão ter o tributo reajustado, pois foi verificado aumento nas edificações. Os percentuais de até 300% se aplicam às regiões compreendidas na Área 1.

57 mil novas piscinas
Todas as regiões do Distrito Federal foram mapeadas e divididas em nove áreas. Em Águas Claras, Arniqueiras, Guará e Vicente Pires, que compreendem a Área 4, foi verificada a existência de 57 mil piscinas que não constavam do cálculo anterior do IPTU. Os valores serão reajustados devido a essas novas construções.

“Temos observado discrepâncias enormes. É muito fácil visualizar casas originais e ao lado uma com três pavimentos. Não é um aumento de tributos e, sim, uma questão de justiça”, diz Wilson de Paula.

O cálculo do IPTU leva em consideração a região onde está a propriedade, o tamanho do terreno e a área edificada. Quem não concordar com a medição pode procurar a Secretaria de Fazenda via atendimento virtual. O montante arrecadado pode ser investido em pagamento de salário a servidores, pavimentação de ruas e reformas de equipamentos públicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?