Cai o número de famílias endividadas no DF, diz Fecomércio
Pesquisa aponta que 17,7 mil famílias saíram do vermelho entre setembro e outubro
atualizado
Compartilhar notícia
O brasiliense está devendo menos. A conclusão é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio). O levantamento aponta que 17,7 mil famílias saíram do vermelho entre setembro e outubro deste ano.
No entanto, o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, considera que, mesmo com a redução, os dados ainda são alarmantes, já que 77,8% da população brasiliense está endividada — o percentual equivale a 723.900 famílias.
Dados levantados pela pesquisa mostram ainda que 64,7% dos inadimplentes dizem ter condições de quitar parcialmente suas dívidas. Outros 24,5% afirmam possuir recursos para pagá-las totalmente; enquanto 2,2% alegam não ter condições de honrar o compromisso.O consumo está fraco no comércio, seja no DF ou no Brasil. Dessa forma, não deve haver uma recuperação. O desemprego e o endividamento elevado são os principais fatores de preocupação das famílias ao fazer novas compras
Adelmir Santana, presidente da Fecomércio
A pesquisa ouviu 600 famílias e tem como objetivo orientar empresários para que eles utilizem os dados como ferramenta estratégica de vendas, conhecendo o perfil e o endividamento dos consumidores.