metropoles.com

“Bandidos” protestam na Esplanada e chamam a atenção para o aumento do contrabando no país

Passeata com atores contratados foi organizada por entidades que lutam contra a venda de produtos piratas e falsificados. Brasil perdeu R$ 115 bilhões em 2015 por conta do comércio ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
protesto, contrabando
1 de 1 protesto, contrabando - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma “passeata de bandidos”, com atores contratados, chamou a atenção de quem passou na manhã desta quinta-feira (3/3) pela Esplanada dos Ministérios. O protesto foi organizado por mais de 70 entidades empresariais e da sociedade civil afetadas pelas práticas ilegais do contrabando (pirataria e falsificação). Levantamento realizado por essas organizações mostra que o país perdeu R$ 115 bilhões, somente no ano passado, com o crime, aumento de 15% em relação ao ano anterior.

De acordo com o Movimento Nacional em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, liderado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), e o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) aumento de impostos, fragilidade das fronteiras e situação econômica do país estão entre os principais motivos que estimulam o crescimento do contrabando no Brasil.

O protesto é contra o governo federal que, segundo os organizadores, não faz nada para coibir a entrada de produtos ilegais no país, aumentando a criminalidade e o desemprego. Entre os produtos mais falsificados estão o cigarro, medicamentos, produtos de informática, calçados, acessórios e vestuário.

“Quando aumenta a tributação da indústria e do setor produtivo, aumenta cada vez mais o problema do contrabando, mercado ilegal”, disse Rodolpho Ramazzini, advogado especializado em combate a fraude, falsificação e contrabando da Associação Brasileira de Combate à Falsificação. Segundo ele, a medida resulta na elevação da entrada de mercadorias ilegais vindas do Paraguai.

No Distrito Federal, um dos principais pontos de venda de produtos ilegais é a Feira dos Importados. Uma reportagem especial do Metrópoles revelou como funcionam os grupos comandados pela Máfia Chinesa na capital do país.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?