metropoles.com

Atividade econômica do DF tem queda recorde no último trimestre de 2015

No período, houve retração de 2,5% em relação ao mesmo intervalo de 2014. O índice é o mais acentuado desde criação de indicador, há quatro anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Comércio Brasília
1 de 1 Comércio Brasília - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O último trimestre do ano passado registrou retração econômica de 2,5% em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com o Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF). Foi a quarta taxa negativa consecutiva no ano passado e a mais acentuada de toda a série histórica do indicador, criado em 2012.

Em 2015, a economia do DF acumulou queda de 1,4% em relação ao ano anterior. No âmbito geral, o declínio foi um pouco menor do que a média nacional, que fechou o ano 3,8% menor.

O setor que mais sentiu no Distrito Federal foi o da agropecuária, que caiu 8%, seguido da indústria, com decrescimento de 5,8%, e de serviços, com queda de 1%.

Segundo o relatório do Idecon-DF, as dificuldades disseminaram-se pelo setor de Serviços e alcançaram a atividade pública, maiores responsáveis pela dinâmica econômica do Distrito Federal, já que os setores Agropecuário e Industrial possuem pouca representatividade na unidade da federação.

O documento ainda revela que o desempenho do setor produtivo do DF sentiu os efeitos desfavoráveis dos juros elevados, da alta taxa de inflação, do desemprego e da redução da renda do trabalhador, bem como das medidas fiscais mais restritivas, adotadas pelos governos federal e local.

Para o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o cenário atual fraco do comércio e a situação econômica do País afugentam o consumidor do mercado e levam aos números negativos. “Entre os fatores que justificam o índice negativo está o aumento da gasolina, a taxa de juros do cartão de crédito que bate recorde, o nível de endividamento das famílias que chega a 81% em Brasília, além da inflação e do desemprego que foi estimado em 257 mil pessoas no início de 2016”, explica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?