metropoles.com

É verdadeiro que candidato à CLDF humilhou aluno de escola pública

Jordenes da Silva é candidato pelo MDB. Ele foi citado no processo que condenou o GDF a indenizar um aluno por constrangimento e humilhação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gui Prímola/Metrópoles
VF VERDADEIRO-03-compressed
1 de 1 VF VERDADEIRO-03-compressed - Foto: Gui Prímola/Metrópoles

É verdadeira a afirmação de que um candidato a deputado distrital é o docente acusado de humilhar e expor um aluno na rede pública do Distrito Federal. A afirmação, publicada por um perfil no Twitter, se refere a Jordenes da Silva, postulante a uma cadeira na Câmara Legislativa do DF (CLDF) pelo MDB.

A publicação diz o seguinte: “O Distrito Federal não pode eleger o diretor/professor que humilhou um estudante, preto e pobre por ir a escola pública de chinelos”. A conta em questão tem 1.153 seguidores e o post, até 13 de setembro de 2022, contava com 34 compartilhamentos e 78 curtidas.

Como verificamos

O V ou F buscou o processo do caso junto ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). De acordo com os autos, o aluno, que à época cursava o 7º ano do ensino fundamental no Centro de Ensino Fundamental do Arapoanga, em Planaltina, contou que estava brincando com alguns colegas e retirou os chinelos para não estragá-los.

O vice-diretor da escola, Jordenes da Silva, chegou e interrompeu a brincadeira. Ele, então, pisou nos pés do aluno, pegou os chinelos e o fez retornar para sala de aula descalço. No trajeto até a sala, o aluno contou que foi alvo de piadas e humilhações pelos colegas.

No dia do ocorrido, o Conselho Tutelar compareceu à escola para apurar eventual crime contra o adolescente e os envolvidos foram encaminhados à delegacia para registrar ocorrência policial. O caso chegou a ser divulgado na mídia. 

Devido ao caso, o Governo do DF (GDF) foi condenado a indenizar a família do aluno em R$ 8 mil por danos morais. A decisão foi proferida pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do DF em 15 de julho de 2021.

O V ou F entrou em contato com  Jordenes. O professor afirmou que respeita a família do estudante e declarou que o retorno do caso às redes sociais é usado como “arma política” contra ele.

“Houve todo o trâmite administrativo cível criminal, a família buscou a Justiça e foi atendida. Nós entendemos que esse assunto ainda é usado de maneira política. Toda vez que saio como candidato, levantam esse assunto para causar constrangimento. Em momento nenhum eu constrangi a família. É mais para me diminuir como ser humano. É usado politicamente. A Justiça foi feita em todas as esferas”, disse.

Devido ao processo transitado em julgado, a afirmação da publicação é considerada verdadeira, pois Jordenes tem o nome citado nos autos como o diretor que humilhou o aluno e há condenação da Justiça sobre o caso.

Por que checamos?

V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.

Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF

Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.

Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.

Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?