É falso que PMDF calculou público presente no desfile de 7 de Setembro
Informação foi divulgada pela campanha do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Órgãos do DF negam que tenham calculado o público
atualizado
Compartilhar notícia
É falsa a afirmação de que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) calculou em 1 milhão o público presente na Esplanada dos Ministérios durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. A informação foi divulgada pela assessoria da campanha do Partido Liberal (PL), partido do presidente Jair Bolsonaro.
Em grupo oficial da campanha, foi divulgado que a PMDF calculou o valor “informalmente”, mas que a corporação não divulgaria balanço oficialmente. Porém, a PM negou veementemente que faça cálculos de estimativa de público.
Como verificamos
O V ou F procurou a PMDF e questionou sobre o possível cálculo. Por duas vezes, às 12h53 e às 13h10 desse 7 de Setembro, a corporação negou com a mesma mensagem. “A PMDF não informa estimativa de público”.
Às 12h54, no grupo de imprensa da PM, a corporação voltou a negar, com a mesma mensagem. “A PMDF não informa estimativa de público”.
Veja:
A reportagem também questionou a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) sobre o cálculo que teria, supostamente, sido feito para o PL. A resposta da pasta foi de que o órgão também não faz cálculo de público e que só haveria divulgação de um balanço de ocorrências no fim do dia, caso fosse registrado algum caso de polícia.
Veja:
Assim, como a pasta responsável pela PM e a própria Polícia Militar negaram o balanço, a informação divulgada pelo PL é falsa.
Por que checamos?
O V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as Eleições de 2022 no Distrito Federal.
Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF
Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não as mensagens que estão sendo compartilhadas.
Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.
Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e é utilizado de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.