metropoles.com

É falso que PMDF calculou público presente no desfile de 7 de Setembro

Informação foi divulgada pela campanha do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Órgãos do DF negam que tenham calculado o público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
card-falso-vermelho-compressed
1 de 1 card-falso-vermelho-compressed - Foto: Arte/Metrópoles

É falsa a afirmação de que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) calculou em 1 milhão o público presente na Esplanada dos Ministérios durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. A informação foi divulgada pela assessoria da campanha do Partido Liberal (PL), partido do presidente Jair Bolsonaro.

Em grupo oficial da campanha, foi divulgado que a PMDF calculou o valor “informalmente”, mas que a corporação não divulgaria balanço oficialmente. Porém, a PM negou veementemente que faça cálculos de estimativa de público.

Como verificamos

O V ou F procurou a PMDF e questionou sobre o possível cálculo. Por duas vezes, às 12h53 e às 13h10 desse 7 de Setembro, a corporação negou com a mesma mensagem. “A PMDF não informa estimativa de público”.

Às 12h54, no grupo de imprensa da PM, a corporação voltou a negar, com a mesma mensagem. “A PMDF não informa estimativa de público”.

Veja:

A reportagem também questionou a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) sobre o cálculo que teria, supostamente, sido feito para o PL. A resposta da pasta foi de que o órgão também não faz cálculo de público e que só haveria divulgação de um balanço de ocorrências no fim do dia, caso fosse registrado algum caso de polícia.

Veja:

Assim, como a pasta responsável pela PM e a própria Polícia Militar negaram o balanço, a informação divulgada pelo PL é falsa.

Por que checamos?

V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as Eleições de 2022 no Distrito Federal.

Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF

Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não as mensagens que estão sendo compartilhadas.

Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.

Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e é utilizado de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?