É falso que biblioteca da UnB não tem exemplares da Bíblia Sagrada
Funcionária induziu candidato ao erro ao dizer que local só tinha a versão on-line, mas a própria UnB garantiu que há exemplares físicos
atualizado
Compartilhar notícia
É falsa a afirmação de que Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB) não contava com exemplares físicos da bíblia em seu acervo. A informação foi divulgada pelo candidato à Presidência da República pelo PTB, Padre Kelmon, que disse ter sido informado por uma mulher, que se identificou como funcionária da biblioteca, de que não havia bíblias no local.
No perfil oficial no Instagram, o postulante ao Palácio da Alvorada divulgou um vídeo e, na legenda, diz que a universidade não tinha nenhuma bíblia.
“Você sabia que tiraram as nossas bíblias de várias bibliotecas e repartições públicas? Pois é, fomos na biblioteca da @unb_oficial conferir e realmente não tinha. Então, doamos 2 bíblias para lá”, diz a publicação. Até 21 de setembro de 2022, o padre Kelmon somava 28,7 mil seguidores na rede social e o post em questão tinha 203 curtidas.
Como verificamos
O V ou F procurou a UnB e questionou sobre a presença de exemplares da bíblia na biblioteca local. A universidade informou que o catálogo de exemplares disponíveis tanto de forma on-line quanto física é público e pode ser checado por qualquer pessoa.
A entidade ainda afirmou que havia exemplares da bíblia, tanto físicos quanto virtuais no momento da visita do candidato à biblioteca. Eles estão catalogados na classe 2 — Religião e Teologia — da biblioteca.
A reportagem também checou a base do catálogo do local. Apenas com o título de ‘Bíblia Sagrada’ há cinco exemplares disponíveis. Considerando outros livros que não sejam a bíblia em si, mas que abordem o tema, há 220 no acervo da biblioteca da UnB.
Após a reportagem publicada, a assessoria do padre enviou dois vídeos em que a mulher identificada como funcionária da biblioteca afirma não haver exemplares físicos da bíblia. Assim, o padre entrega dois.
Com os vídeos, o V ou F voltou a questionar a UnB sobre o assunto. A universidade garantiu, novamente, que há exemplares físicos da bíblia na biblioteca e disse que a funcionária que aparece nos vídeos não achou no acervo na hora por estar nervosa com a abordagem do candidato e sua equipe.
Assim, o padre Kelmon acabou sendo induzido ao erro pela funcionária e divulgou uma informação falsa de que não há bíblias na UnB.
Por que checamos?
O V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.
Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF
Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.
Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.
Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.