É enganoso que snipers atuarão no DF em 7 de Setembro a pedido do STF
Informação começou a circular nas redes sociais dias antes do feriado da Independência, ligando o uso dos profissionais ao STF
atualizado
Compartilhar notícia
É enganosa a afirmação de que, neste 7 de Setembro, snipers estarão na Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal, a fim de inibir manifestações. A informação circulou nas redes sociais após Roberto Jefferson (PTB), impedido pela Justiça Eleitoral de concorrer à Presidência, postar um vídeo afirmando que Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), teria determinado que atiradores de elite, os snipers, se posicionassem em Brasília para intimidar manifestações de 7 de Setembro.
O vídeo ganhou mais repercussão em 5 de setembro, mas, um dia antes, já havia perfis repercutindo a informação nas redes sociais.
Por exemplo, um usuário do Twitter publicou, em 4 de setembro, a seguinte mensagem: “O STF vai bloquear a Praça dos Três Poderes e colocar snipers para se defenderem do povo”. A publicação em questão, em um dia, teve mais de três mil curtidas.
Veja alguns dos comentários:
Como verificamos?
O V ou F procurou a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), responsável pelo esquema de segurança para o feriado de 7 de Setembro. Cerca de uma semana antes, a pasta chegou a anunciar que faria uso de snipers.
A secretaria condicionou a presença desses profissionais ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que cuida da segurança do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Cabe destacar que o emprego, ou não, deste recurso por parte das Forças Armadas, quando da participação do Presidente da República, faz parte de planejamento do esquema de segurança estabelecido pelo Gabinete de Segurança Institucional – GSI/PR”, disse, em nota.
Durante o Desfile Cívico na Esplanada dos Ministérios, fotógrafos do Metrópoles flagraram os snipers em telhados de prédios próximos à Esplanada.
A reportagem também entrou em contato com o STF e questionou sobre a situação. Porém, a Corte não se manifestou. A equipe do PTB, partido de Roberto Jefferson, também foi procurada, mas não retornou o contato do V ou F. O espaço segue aberto.
De acordo com as informações de órgãos oficiais, a informação de que os snipers foram chamados por Alexandre de Moraes é enganosa, pois cita algo que ocorrerá, mas associa a um órgão que nada tem a ver com o esquema de segurança do 7 de setembro.
Por que checamos?
O V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.
Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF
Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.
Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.
Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.