É da Segurança Pública? Veja onde tomar vacina da Covid-19 no DF
Os profissionais de saúde que fizeram agendamento nessa segunda-feira também serão imunizados
atualizado
Compartilhar notícia
A imunização das forças de segurança pública contra a Covid-19 será retomada nesta terça-feira (13/4) na capital do país. Esse público será vacinado com uma parte da remessa de 67,9 mil doses que chegaram ao DF na semana passada e que vêm sendo usadas para vacinar pessoas com mais de 66 anos desde a última sexta-feira (9/4).
Para os profissionais de segurança, estão reservadas 2.237 doses, todas da primeira aplicação do imunizante. Isso acontece porque a vacinação desse grupo começou somente na semana passada no Distrito Federal, de forma que ainda não há profissionais que precisem da dose 2.
Terão direito a receber o imunizante servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Departamento de Trânsito (Detran), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), do Departamento Penitenciário (Depen), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF). Além dos servidores administrativos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Os locais de vacinação estão distribuídos da seguinte forma, a depender da força de segurança:
- UBS 1 de Candangolândia – PRF e MJSP
- UBS 4 Lúcio Costa – Sejus, Seape, Depen e Detran
- UBS 1 Guará I – PCDF
- UBS 1 Riacho Fundo I – SSP e PF
- UBS 1 Núcleo Bandeirante – PMDF
- UBS 1 Estrutural – CBMDF
Profissionais de saúde
Os profissionais da saúde também receberão doses da vacina contra a Covid-19 nesta terça. Para isso, esse público-alvo precisou fazer o agendamento nessa segunda-feira (12/4). As pessoas que compõem esse público recebem a vacina nos locais em que trabalham.
Segundo a Secretaria de Saúde (SES), serão 4,5 mil doses para os profissionais das áreas de medicina, serviço social, biologia, profissionais do IML, enfermagem, técnicos de radiologia, trabalhadores de laboratórios, fiscais sanitários e estudantes que estejam fazendo estágio dentro de unidades hospitalares, lidando diretamente com pacientes.
O agendamento desse público durou menos de uma hora nessa segunda-feira. Ainda segundo a SES, nem todas as 14 categorias inicialmente contempladas com a vacinação puderam marcar para receber o imunizante. A pasta deu exclusividade para as categorias que não tinham atingido 30% de agendamento, antes da nova marcação dessa segunda. O objetivo da medida é nivelar a porcentagem de vacinados em cada categoria profissional. Ainda segundo a SES, a próxima remessa estará disponível para todas as categorias.
A vacinação ficou suspensa nesta terça para os profissionais de veterinária, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, psicologia, odontologia, nutrição, educação física, farmácia, biomedicina e agentes funerários.
Até essa segunda-feira, 329.639 pessoas em todo o DF receberam a dose 1 da vacina contra a Covid-19, levando-se em conta todos os grupos prioritários; 104.303 pessoas receberam a dose 2. A ampliação do público a ser imunizado dependerá da chegada de mais vacinas ao DF, encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
Público em geral
No fim de semana, a vacinação de pessoas com mais de 66 anos atingiu 76% do público-alvo no DF. As doses chamadas D1 tiveram 97% do total entregue já aplicado. Atualmente, a maioria das doses disponíveis é para a segunda aplicação (D2). O governo faz um alerta para que as pessoas cumpram os prazos para receber a dose de reforço.
Para quem recebeu a CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac –, o prazo para D2 é entre 14 e 28 dias. No caso da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, o prazo é de 90 dias.
Caso seja do público-alvo e ainda não tenha tomado a primeira dose, veja os locais de vacinação: