metropoles.com

Serviços juridícos de graça serão levados a escolas de São Sebastião

Quarta edição da parceria da Defensoria Pública do DF com a Secretaria de Educação ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 16h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ AR São Sebastião
Parque do Bosque São Sebastião
1 de 1 Parque do Bosque São Sebastião - Foto: Divulgação/ AR São Sebastião

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE/DF), realizará a quarta edição do projeto Defensoria nas Escolas em São Sebastião. A ação ocorrerá na próxima segunda-feira (25/11) e terça-feira (26/11), das 9h às 16h, no Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo, localizado na Rua 1, Lote 101 – Setor Tradicional.

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso à Justiça e oferecer serviços jurídicos à comunidade escolar, por meio da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante. A Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur/DPDF) também promoverá encontros educativos abordando direitos e deveres dos cidadãos, com foco em temas como diversidade, relações familiares e responsabilidade civil.

A edição ocorrerá durante a Semana da Maria da Penha, prevista no calendário escolar entre os dias 25 e 29 de novembro. Por conta disso, contará com a participação do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa das Mulheres (Nudem/DPDF) e da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Desde o lançamento do projeto, em abril deste ano, no Centro de Ensino Médio 1 de Planaltina, o Defensoria nas Escolas já passou por regionais de ensino do Plano Piloto, Sobradinho e Riacho Fundo, impactando mais de seis mil pessoas, entre estudantes, familiares e gestores escolares.

Paternidade Responsável

Entre as ações promovidas pela DPDF, está o projeto Paternidade Responsável, que identifica, a partir das matrículas escolares, crianças e adolescentes sem registro do nome do pai na certidão de nascimento. Com isso, a DPDF oferece assistência jurídica às mães para mediar o reconhecimento da paternidade biológica ou socioafetiva, incluindo a realização de testes de DNA na Unidade Móvel.

Se confirmado o vínculo, os resultados são utilizados para inclusão do nome do pai na certidão de nascimento. Nos casos em que a mãe não deseja buscar a paternidade biológica, é possível realizar o reconhecimento socioafetivo pelo atual companheiro. A meta da DPDF é regularizar esses registros até julho de 2025.

Serviços Oferecidos

Além do reconhecimento de paternidade, o projeto oferece assistência para ações de pensão alimentícia, divórcios, regulamentação de guarda e visitas, interdições e dissoluções de união estável. Os atendimentos também incluem apoio psicossocial e conscientização em direitos, com explicações sobre os serviços disponíveis na DPDF.

O Defensoria nas Escolas segue percorrendo as regionais de ensino do Distrito Federal, buscando ampliar o acesso aos serviços jurídicos e atender as demandas da população em situação de vulnerabilidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?