metropoles.com

DPDF: alistamento militar atendeu 30 homens trans em primeiro mutirão

Primeiro mutirão de alistamento militar promovido pela Defensoria Pública do DF ocorreu nessa 2ª feira, Dia Nacional da Visibilidade Trans

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Militares do Exército fardados, com capacete verdes -- Metrópoles
1 de 1 Militares do Exército fardados, com capacete verdes -- Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O 1º Mutirão de Alistamento Militar promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) para Homens Trans e Pessoas Transmasculinas promoveu 30 atendimentos nessa segunda-feira (29/1), Dia Nacional da Visibilidade Trans. A atividade ocorreu por meio da Junta do Serviço Militar da Administração Regional do Plano Piloto.

Em 2023, mais de 300 pessoas conquistaram o reconhecimento de documentos e certidões com requalificação por meio de audiências realizadas pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da DPDF (NDH/DPDF), em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Um dos primeiros brasilienses a participar do mutirão, o educador social Heittor Neves, 21 anos, comentou sobre a experiência. “É [ação é de] uma sensibilidade muito boa para nós, trans, porque a gente se sente mais confortável no meio, com outras pessoas que também são trans”, comentou o jovem, que não tem interesse de seguir na carreira militar.

Para o cantor e compositor Lohan Pyetro, 26, a iniciativa tem grande relevância para permitir que homens trans se sintam acolhidos e não sejam constrangidos. “É um privilégio fazer parte da geração que tem essa oportunidade. É muito importante esse envolvimento para nosso meio, pois nos abre vários horizontes e novas oportunidades”, elogiou.

Para o defensor público e chefe do NDH/DPDF, Ronan Figueiredo, o mutirão foi crucial para garantir a inclusão e o reconhecimento de identidade de gênero de pessoas trans.

“A iniciativa promove a equidade, respeitando a diversidade e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. O Mutirão de Alistamento Militar para Homens Trans e Pessoas Transmasculinas tem como intuito assegurar o respeito à identidade de gênero de cada indivíduo”, salientou Ronan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?