Doses congeladas de vacinas no DF são seguras, diz órgão de qualidade
Após instituto atestar segurança, uso ocorrerá da maneira que estava programada inicialmente. População pode agendar vacina
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) autorizou o uso das 40,1 mil doses de vacina Janssen, contra a Covid-19, que chegaram congeladas ao DF, neste sábado (3/7).
Como os imunizantes estavam fora da temperatura recomendada na Rede de Frio Central, eles foram mantidos na temperatura recomendada pela fábrica até que o instituto desse um parecer.
Neste sábado, o DF recebeu 77.850 doses de vacinas. Além do lote congelado, também chegaram 37.750 imunizantes da Fiocruz, que fabrica no Brasil a vacina da farmacêutica AstraZeneca.
Segundo o INCQS, os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório produtor ao órgão, e de acordo com as informações que foram prestadas pelos técnicos da Rede de Frio Central sobre a ocorrência, o instituto considerou que a vacina não perdeu a estabilidade e liberou para uso.
Após o resultado da análise, o Comitê Gestor Operacional da Vacinação Contra a Covid-19 decidiu que o uso ocorrerá da maneira que estava programada inicialmente:
- 20 mil vacinas Janssen para finalização do grupo de trabalhadores da educação da Rede Pública até o Ensino Médio;
- 16 mil vacinas Janssen para população privada de liberdade;
- 1,5 mil Janssen para a população de rua;
- 1,4 mil Janssen para os catadores de recicláveis;
- 37.750 doses da AstraZeneca para a segunda dose;
A vacinação dos grupos ocorrerá por meio de lista para os professores e os demais com vacinação feita por equipes volantes. Os imunizantes serão aplicados na próxima semana em dias e locais que ainda serão divulgados.
Veja as doses que chegaram congeladas:
Agendamento
A população com 44 anos ou mais já pode agendar a vacinação no site desde às 10h deste sábado.
Também foram abertas outras mil vagas para atender o grupo de pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais.