metropoles.com

Dos leitos de UTI reservados para coronavírus, 59% estão ocupados no DF

Dado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (05/06). Objetivo do GDF era que o índice ficasse na casa dos 40% para retomada de atividades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
LImpeza e finalização da obra do hospital de campanha no estádio Mané garrincha
1 de 1 LImpeza e finalização da obra do hospital de campanha no estádio Mané garrincha - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

De acordo com dados divulgados na manhã desta sexta-feira (05/06) pela Secretaria de Saúde, a ocupação dos leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) reservados aos infectados pelo novo coronavírus chegou a 59,88%. Isso significa dizer que dos 526 disponíveis nas redes pública e privada do Distrito Federal, 315 estão ocupados.

O número foi importante para que o Governo do Distrito Federal começasse a flexibilizar o funcionamento de comércios, serviços, parques e igrejas, entre outras atividades. Também no início da tarde desta sexta, a capital do país chegou a 13.147 casos da doença.

6 imagens
Leitos de UTI equipados com respiradores
Sessenta novos leitos de UTI destinados a pacientes com a Covid-19 foram ativados no dia 12 de maio
Equipe médica transporta paciente em maca
Muitas atividades foram retomadas no DF baseadas na ocupação de leitos de UTI
1 de 6

Pessoa em UTI

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 6

Leitos de UTI equipados com respiradores

Breno Esaki/Secretaria de Saúde
3 de 6

Sessenta novos leitos de UTI destinados a pacientes com a Covid-19 foram ativados no dia 12 de maio

Divulgação
4 de 6

Equipe médica transporta paciente em maca

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 6

Muitas atividades foram retomadas no DF baseadas na ocupação de leitos de UTI

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 6

Andriy Onufriyenko/Getty Images

De acordo com declaração do governador Ibaneis Rocha (MDB) à coluna Grande Angular em 23 de maio, naquela dada, a rede pública tinha ocupação de 36,7%, ou seja, dentro da meta de até 40%. “Pode ser que, em algum momento, chegue a 50%. Dentro da meta, temos segurança para reabrir as atividades gradualmente”, disse o chefe do Executivo local, à época.

Agora, porém, mesmo com as redes separadas, começa a acender o sinal amarelo para a situação. No caso dos hospitais públicos, dos 322 leitos disponíveis, 165 têm um paciente com a Covid-19, ou seja, 51,24%. A situação dos hospitais privados é bem mais alarmante. São 150 unidades com vítimas em estado grave em um total de 204 – 77,45% de ocupação.

Outras unidades

Apesar de ser preciso ter atenção, os índices são bem melhores do que em outras unidades federativas do país. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a ocupação chega a 95%. No Rio de Janeiro, o número está em cerca de 86%, enquanto São Paulo alcança 74%. Os piores casos estão no Amapá (99%) e em Pernambuco (95%).

Na manhã desta sexta (05/06), com atraso de dois meses, o Hospital de Campanha de Águas Lindas (GO), no Entorno do DF, foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A unidade de saúde é esperança para a população local, que precisa se deslocar para o Distrito Federal em busca de atendimento.

Além disso, leitos de emergência e da UTI do Hospital Regional de Ceilândia também começarão a ser usados para os pacientes com o novo coronavírus a partir de segunda-feira (08/06). Seriam mais 48 unidades.

Existem mais leitos de UTIs reservados para pacientes com outras doenças no DF, entretanto, a situação não fica melhor. Nas redes pública e particular, há 890 unidades para as demais doenças, mas 649 estão ocupadas, ou seja, 72,92%. No caso dos hospitais públicos, essa ocupação chega a 84,96%, enquanto nos privados alcança 73,69%.

Mais números

O Distrito Federal registrou, no início da tarde desta sexta-feira (05/06), 224 novos casos de coronavírus em relação à noite anterior. Contudo, não houve novas mortes provocadas pela Covid-19.

O número de infectados em território brasiliense desde o início da pandemia chegou a 13.147.

A quantidade de fatalidades permanece em 181. Contudo, se somados os 15 residentes de outras unidades da Federação que foram internados e morreram no DF, são 196 vítimas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?