Dos 36 casos de coronavírus no DF, cinco são de transmissão local
Atualmente, a Secretaria de Saúde investiga 174 casos suspeitos da doença no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Dos 36 casos de coronavírus confirmados no Distrito Federal, cinco são de transmissão local. As informações foram repassadas pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (18/03).
Na terça-feira (17/03), o Ministério da Saúde havia confirmado um caso de transmissão local. Ainda não há registros de transmissão coletiva, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF). Atualmente, a Secretaria de Saúde investiga 174 suspeitas da doença no DF. Outras 107 foram descartadas.
O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Distrito Federal foi registrado no último dia 5. Trata-se de uma moradora do Lago Sul de 52 anos que foi levada ao Hospital Daher, no Lago Sul, e depois transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Piora estado de paciente
Nesta quarta (18/03), piorou o quadro de saúde da primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a mulher está em coma induzido e respira por aparelhos. A advogada segue internada no Hran, referência local em tratamento e diagnóstico da Covid-19, doença causada pelo vírus.
“Houve piora do quadro respiratório. Apesar de função renal preservada, ela apresenta síndrome respiratória aguda severa”, informou o boletim da Saúde, divulgado às 11h30 desta quarta-feira.
O quadro de saúde da paciente é agravado por outras doenças, tecnicamente chamadas de comorbidades. O marido dela, André Luís Souza Costa da Silva, de 45, também está infectado, mas não precisou ser internado. Ambos fizeram recentemente uma viagem à Europa.
Nessa terça-feira (17/03), o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública e Saúde Pública do Distrito Federal Henaldo Silva Moreira intimou a Secretaria de Saúde e o diretor de Assistência Epidemiológica local para saber se pode liberar André Luís Souza Costa da Silva, do isolamento domiciliar.
O GDF decretou ponto facultativo para os servidores, após o anúncio do Ministério da Saúde da transmissão local da doença.
Confira a diferença entre transmissão local e comunitária:
— Transmissão local – Quando a contaminação se dá por pessoa que entrou em contato com algum viajante positivo;
– Transmissão comunitária – Quando não é possível definir como ocorreu a transmissão.