Domingo (9/5) de Dia das Mães registra 26 mortes por Covid no DF
Apesar dos casos notificados nas últimas 24h, a média móvel de óbitos por coronavírus na cidade teve queda de 25%
atualizado
Compartilhar notícia
O domingo de Dia das Mães (9/5) foi uma data de comemoração para muitas pessoas. Mas para as famílias de alguns brasilienses foi também um dia de dor. O Distrito Federal registrou a morte de 26 pessoas por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com boletim da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Ao todo, 8.113 pessoas morreram em decorrência da doença desde o início da pandemia.
Dessa forma, a média móvel ficou em 36,8 e teve uma queda de 25% em relação aos dados de 14 dias atrás. O número de mortes também é menor do que o registrado no último sábado (8/5), data em que 31 pessoas morreram por conta da doença.
Segundo informações da SES-DF, apenas 18 pessoas entre as 26 mortes registradas moravam no Distrito Federal. Seis delas viviam no estado de Goiás, uma no Maranhã e outra em Minas Gerais.
A lista mostra ainda que uma pessoa tinha mais de 80 anos, sete estava na faixa de 70 a 79, cinco de 60 a 69 e oito de 50 a 59. Também morreram quatro pessoas de 40 a 49 anos e uma entre 30 a 39. Além disso, 23 delas possuíam algum tipo de comorbidade, sendo a maioria, 17, doenças cardiovasculares.
Casos no DF
O número de casos também aumentou neste domingo. Ao todo, 925 pessoas foram confirmadas com a Covid-19 nas últimas 24 horas. Desta forma, o DF passa a ter 386.688 casos notificados ao todo.
De acordo com boletim da SES-DF, do total, 370.597 pessoas já estão recuperadas. O número representa 95,8% do total de notificações.
Entenda
Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas no sentido de confrontar a média móvel do dia com a de duas semanas antes. As oscilações no número de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam invariabilidade.7
Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de mortes ou casos está longe do ideal. Isso porque eles podem ter variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.
Para diminuir esse efeito e produzir uma visão mais fiel, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa representa a soma dos óbitos divulgados em uma semana dividida por sete.
O nome “móvel” é porque varia conforme o total de falecimentos dos sete dias anteriores.