metropoles.com

Dom Ricardo Hoepers é o novo bispo auxiliar de Brasília

Ricardo Hoepers, que é secretário-geral da CNBB, foi nomeado pelo papa Francisco para a função de bispo auxiliar da capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Victória Holzbach/CNBB Sul 3
Imagem colorida mostra Dom Ricardo Hoepers é o novo bispo auxiliar de Brasília - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Dom Ricardo Hoepers é o novo bispo auxiliar de Brasília - Metrópoles - Foto: Victória Holzbach/CNBB Sul 3

O papa Francisco nomeou um novo bispo auxiliar para Arquidiocese de Brasília. Dom Ricardo Hoepers, que atualmente é secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deixa a Diocese de Rio Grande (RS) para assumir o cargo no Distrito Federal, ao lado de dom José Aparecido, dom Antonio Aparecido e dom Denilson Geraldo.

Em nota, Hoepers agradeceu ao papa, ao arcebispo de Brasília, o cardeal Paulo Cezar Costa, e ao núncio apostólico (espécie de embaixador do Vaticano na capital brasileira), dom Giambattista Diquatto. Também deixou uma mensagem aos católicos de Brasília.

“A partir de hoje, faremos parte da mesma família, e venho somar com vocês na disposição de trabalharmos incansavelmente no anúncio do Evangelho da Vida, isto é, na promoção, defesa e cuidado com a vida desde a concepção até o seu fim natural. Que as famílias desta Arquidiocese sejam um Santuário da Vida”, escreveu o novo bispo auxiliar.

Currículo

Dom Ricardo Hoepers nasceu em Curitiba, em 16 de dezembro de 1970, e logo aos 15 anos entrou no Seminário Arquidiocesano São José, também na capital paranaense.

Ordenado presbítero em 1999, tem um currículo teórico grande, que inclui o curso de filosofia na Universidade Federal do Paraná; especialização e mestrado em bioética, respectivamente, na Faculdade São Camilo, de São Paulo (1999), e na Academia Afonsiana, de Roma (2011). Conta também com mestrado em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em teologia moral pela Academia Afonsiana.

O currículo fez com que ele fosse escolhido para representar a CNBB junto ao Supremo Tribunal Superior (STF), em 2018, numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto. Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano, foi eleito secretário-geral do órgão para o quadriênio 2023-2027.

Não é a primeira vez que um secretário-geral da CNBB assume também o cargo de bispo auxiliar de Brasília. Foi assim com os cardeais Raymundo Damasceno Assis, entre 1995 e 2003; e Leonardo Ulrich Steiner, entre 2011 e 2019.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?