Dom Paulo Cezar lamenta morte do papa Bento XVI: “Simples e humilde”
O arcebispo de Brasília determinou que todas as paróquias da Arquidiocese celebrem missas pela alma de Bento XVI até o dia 5 de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, lamentou a morte do papa emérito Bento XVI, que faleceu neste sábado (31/12), aos 95 anos.
Em comunicado oficial da Arquidiocese de Brasília, Dom Cezar determinou que “em todas as paróquias da Arquidiocese, de hoje (31/12) até o dia 5 de janeiro – quando acontecerá o funeral -, celebrem-se missas com o povo de Deus em sufrágio pela alma do papa Bento XVI, pedindo ao Senhor que recompense com o prêmio dos justos aquele que foi um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor”.
Veja a íntegra do comunicado:
Amados e amadas de Deus,
Ao cerrar das portas do ano de 2022, transmito, com pesar, a todos os fiéis, clérigos e leigos,
da amada Arquidiocese de Brasília, a notícia de que o Papa emérito Bento XVI fez sua Páscoa
na manhã deste dia 31 de dezembro. Como o próprio Papa emérito afirmou: “não me preparo
para o fim, mas para um encontro” e, ao encontra-se definitivamente com o Pai, cumpriu a
razão de ser de toda a sua vida e ministério.Unidos ao Santo Padre Papa Francisco e à Igreja Universal, determino que em todas as
Paróquias da nossa Arquidiocese, de hoje até o dia 5 de janeiro – quando acontecerá o funeral
-, celebrem-se Missas com o Povo de Deus em sufrágio pela alma do Papa Bento XVI,
pedindo ao Senhor que recompense com o prêmio dos justos aquele que foi um “simples e
humilde trabalhador da vinha do Senhor”.Com minha benção,
Dom Paulo Cezar Costa
Cardeal Arcebispo de Brasília
O Vaticano confirmou, por meio de uma publicação no Twitter, a morte do papa emérito Bento XVI. O papa Francisco, atual chefe da Igreja Católica, fez, durante a semana, pedidos de orações aos fiéis para o seu antecessor.
Bento XVI recebeu a unção dos enfermos na última quarta-feira (28/12), ao final da missa celebrada no mosteiro e na presença das irmãs Memores Domini, que o auxiliaram desde que ele foi para lá. O corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira (2/1). O funeral está marcado para a próxima quinta-feira (5/1).
Já foi definido que o papa Francisco presidirá o funeral solene de Bento XVI.
Mateo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, publicou nota confirmando a morte de Bento XVI neste sábado. “Com pesar informo que o papa emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, diz o comunicado. A causa da morte ainda não foi confirmada.
Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito renunciou ao cargo em 2013, algo que só havia acontecido há 600 anos. Desde então, vivia em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, com o secretário dele, o arcebispo Georg Ganswein, auxiliares e uma equipe médica.