Doadores procuram hemocentro para ajudar menino picado por escorpião
Tratamento tem apresentado resultados, mas Thomas Caitano, 2 anos, segue internado na UTI. Doadores de sangue se mobilizam para ajudá-lo
atualizado
Compartilhar notícia
A corrente do bem que começou com uma campanha de doação de sangue para Thomas Caitano Ribeiro, 2 anos, picado por um escorpião no último domingo (1º/1), arrastou uma legião de interessados em contribuir com a recuperação da criança. Desde essa quarta-feira (4/1), eles têm procurado o Hemocentro São Lucas, no Lago Sul, na tentativa de ajudar o pequeno.
Mãe de Thomas, Adriana Caitano conta que o filho está internado em estado grave, mas reage aos tratamentos. Inclusive, conseguiu interagir com uma médica. O menino segue em observação.
“A expressão dos médicos e enfermeiros, hoje [quinta-feira], está melhor. Todos são muito carinhosos e estão cuidam dele com amor. A melhor notícia foi de que, durante a noite, ele apertou a mão de uma médica, mais de uma vez, enquanto faziam um procedimento, e ela pediu para ele ser forte. Ficamos muito emocionados”, detalhou Adriana.
Confira imagens da fila de doadores:
“O que nos enche de alegria, também, é saber que a corrente de amor em torno do Thomas alcança outras pessoas. Há muita gente indo doar sangue e, consequentemente, muita gente sendo beneficiada. Obrigada por isso. Era nosso objetivo”, acrescentou Adriana.
A jornalista agradeceu pelas doações e orações, lembrando que o filho continua em estado grave. “O quadro é sério. [Thomas] não está totalmente fora de perigo, mas, aos pouquinhos, está melhorando”, relatou.
O caso
O menino foi picado por um escorpião enquanto dormia, em casa, em Arniqueira. O veneno do aracnídeo comprometeu o funcionamento do coração da criança, além de outras funções do corpo.
No hospital, os tratamentos começaram a fazer resultados, e os médicos suspenderam a medicação para o coração. Os pulmões, que estavam com líquido no momento da internação, ficaram limpos.
A pressão de Thomas chegou a cair, mas voltou aos níveis adequados. A criança também teve uma pequena coagulação. Porém, o quadro melhorou após uma transfusão. Assim como os rins, que estavam comprometidos e tiveram recuperação.
Para ajudar a elevar o estoque das bolsas de sangue e garantir que Thomas, bem como outros pacientes, possam receber transfusões, os pais da criança se mobilizaram nas mídias sociais para a fim pedir doações de sangue A+.
Quem tiver interesse em contribuir com Thomas Caitano Ribeiro, deve procurar o Hemocentro São Lucas ou agendar atendimento pelo telefone 61 3248-7272.