Do UFC no debate ao meme com nazista. Campanha pela OAB-DF vira caso de polícia
Cientista político e advogado são indiciados, acusados de disseminar vídeo em que um dos candidatos à presidência da entidade é associado ao ditador alemão Adolf Hitler
atualizado
Compartilhar notícia
A troca de acusações e até de sopapos que esquentaram as eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional DF (OAB-DF), ganhou mais um capítulo. A Polícia Civil identificou dois dos envolvidos na disseminação de um vídeo que compara o candidato Paulo Roque (foto), da chapa Ordem Independente, ao ditador alemão Adolf Hitler.
Investigadores da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) não confirmaram oficialmente, mas o Metrópoles apurou que os indiciados pelos crimes de injúria, calúnia e difamação são o cientista político Horácio Lessa Ramalho e o advogado Daniel Ribeiro, ambos ligados à campanha do candidato Juliano Costa Couto. As investigações continuam, e pelo menos mais duas pessoas podem ser indiciadas no Inquérito 399/2015, que apura o caso.De acordo com o delegado adjunto da 3ª DP, Jonatas Santos Silva, os citados no inquérito foram intimados a prestar depoimento, ontem à tarde, mas não compareceram à delegacia.
Vamos intimá-los novamente, desta vez, pessoalmente. Caso se recusem, a Polícia Civil pedirá à Justiça dois mandados de condução coercitiva para que sejam interrogados
Jonatas Santos Silva, delegado adjunto da 3ª DP
Meme na internet
Alvo da investigação, o vídeo é baseado na adaptação do clássico meme que usa trecho do filme alemão “A Queda”, sobre as últimas horas de Adolf Hitler. Paulo Roque é quem está no papel do ditador nazista, acusado de manipular pesquisas e de mentir sobre a proposta de gastar apenas R$ 65 mil durante a campanha.
Conforme antecipado pelo Metrópoles em 24 de outubro, Paulo Roque protocolou uma notícia-crime e pediu a abertura de um inquérito policial. À época, os dois opositores do candidato, Délio Lins e Silva e Juliano Costa Couto, negaram envolvimento com a produção do material e criticaram o conteúdo veiculado. De acordo com a polícia, seria possível rastrear o celular do qual a mensagem foi enviada originalmente.
Baixaria no debate
Na noite de quarta (11), momentos antes do debate entre os três candidatos à presidência da OAB-DF, partidários de Juliano Costa e de Paulo Roque saíram no braço no auditório da Faculdade de Direito da UnB. A confusão teria sido motivada pela disputa por lugares no salão.