Divulgadas listas de selecionados para castração de animais no DF
Campanha gratuita do Ibram atenderá cerca de 1,1 mil cães e gatos. Donos têm 15 dias para marcar cirurgia em clínica credenciada do Gama
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 1,1 mil cães e gatos serão castrados por meio do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos do Distrito Federal. O resultado da segunda edição da campanha em 2017 foi divulgado nesta terça-feira (26) no site do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Foram distribuídas 1 mil vagas para a esterilização, divididas em quatro grupos de regiões administrativas (veja listas abaixo). Cada solicitante podia inscrever até dez animais.
As cirurgias serão feitas em uma clínica credenciada no Gama. Com a confirmação, os tutores devem entrar em contato com o estabelecimento para agendar a operação no prazo de 15 dias. Caso contrário, a vaga será remanejada. Se for preciso remarcar o procedimento, o responsável deverá tratar diretamente com o consultório.Aqueles que fizeram o cadastro e não foram atendidos permanecerão em uma lista de espera, e não será preciso fazer nova inscrição para as próximas campanhas. De acordo com o Ibram, todos receberão e-mail para esclarecer a situação.
A previsão é que até o fim do ano ocorram mais duas campanhas — uma em outubro e outra em novembro.
Exames complementares e anestesia inalatória
O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos do DF oferece de forma gratuita a cirurgia de esterilização (ovário-salpingo-histerectomia para fêmeas e orquiectomia para machos), além de anestesia injetável.
No entanto, se forem necessários exames complementares ou anestesia inalatória, os custos devem ser arcados pelos tutores.
Relações de contemplados pela campanha de castração gratuita do Ibram (clique no grupo para ver se o seu nome está na lista):
Grupo 1: Brazlândia, Estrutural/Scia, Fercal, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, São Sebastião, Santa Maria e Varjão
Grupo 2: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo I e Sobradinho II
Grupo 3: Candangolândia, Planaltina, Riacho Fundo II, Samambaia, Sobradinho e Taguatinga
Grupo 4: Águas Claras, Brasília, Cruzeiro, Guará, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Park Way, SIA, Sudoeste/Octogonal e Vicente Pires