metropoles.com

Divórcio, paternidade, pensão e guarda: TJDFT faz mutirão de serviços

TJDFT segue com o mutirão na área de família nos dias 3, 4 e 5 de janeiro de 2024 para realizar questões sobre divórcio, paternidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Prédio do Tribunal de Justiça do DF e Territórios
1 de 1 Prédio do Tribunal de Justiça do DF e Territórios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) segue com o mutirão na área de família nos dias 3, 4 e 5 de janeiro de 2024. Questões sobre divórcio, paternidade, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento de união estável e partilha de bens podem ser solucionadas gratuitamente e sem a necessidade de advogado.

As demandas do mutirão são pré-processuais, quando ainda não tem ação judicial. Ao receber a demanda, os servidores irão entrar em contato com a outra parte para participar voluntariamente de uma mediação virtual. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail prefamilia@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-1979 ou (61) 99559-6236, ambos WhatsApp Business.

Caso haja acordo, uma juíza homologará os termos combinados, sem custas processuais. A iniciativa é da 2ª Vice-Presidência do TJDFT comandada pelo Desembargador Sérgio Rocha. O objetivo é possibilitar o diálogo facilitado por um profissional capacitado para solução de demandas de forma célere e desburocratizada. Durante os seis dias de mutirão de família, que teve início dia 20 de dezembro de 2023, o TJDFT atendeu cerca de mil pessoas, realizou 400 audiências de mediação e a taxa de acordo foi acima de 90%.

Mediação de família

A mediação familiar conduzida pelo tribunal é baseada na comunicação entre os integrantes da família, com o restabelecimento do diálogo focado nos interesses e questões comuns, em especial no bem-estar físico e emocional dos filhos. Dessa maneira, estimula os participantes a encontrarem soluções que tenham por foco o desenvolvimento sadio das crianças e adolescentes, como também o estreitamento de laços afetivos com seus genitores.

Esses resultados representam, ainda, solução mais rápida, barata e desburocratizada dos conflitos, assim como geram expressiva economia para o Poder Judiciário e a diminuição da taxa de congestionamento das Varas de Família.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?