Distrito Federal é UF com ocupação de UTI mais alarmante, diz Fiocruz
Resultado saiu em nota técnica do Observatório Covid-19 da instituição de pesquisa. Estudiosos recomendam a adoção do passaporte vacinal
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal é a unidade da federação com maior percentual de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs), segundo nota técnica divulgada na quinta-feira (10/2) pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz.
O boletim da instituição de pesquisa alerta quais estados estão em situação crítica, com ocupação de leitos em uma taxa maior que 80%. O balanço abrange os dados referentes à última segunda-feira (7/2). A capital da República é a unidade da federação com a maior taxa, batendo 99%.
O ranking dos estados mais preocupantes, segundo a Fiocruz, segue com: Mato Grosso do Sul (92%), Rio Grande do Norte (89%), Pernambuco (88%), Espírito Santo (87%), Piauí (87%), Mato Grosso (81%), Tocantins (81%) e Goiás (80%).
O documento ratifica a preocupação com o espalhamento da variante Ômicron no país em áreas com baixa cobertura vacinal e recursos assistenciais precários, o que pode propiciar elevação do número de óbitos por Covid-19.
Pesquisadores da UnB assinam carta sobre passaporte vacinal: “Exemplo”
“Como temos sublinhado, a elevadíssima transmissibilidade da variante Ômicron pode incorrer em demanda expressiva de internações em leitos de UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves”, escreveram os pesquisadores.
Na manhã de sexta-feira (11/2), Brasília tinha apenas um leito de UTI disponível para pacientes adultos. Na lista de espera havia 38 pessoas infectadas com o coronavírus.
Nesse cenário, os estudiosos da Fiocruz recomendam a adoção do passaporte vacinal no Brasil, como política de estímulo à vacinação, e endurecimento da obrigatoriedade de máscaras em locais públicos, como forma de controle da Covid-19.
UnB começa a cobrar passaporte da vacina contra Covid nessa sexta
No início de fevereiro, cem bares e restaurantes de Brasília fizeram um abaixo-assinado a favor da exigência do comprovante de vacinação para entrada nos estabelecimentos e em eventos. No entanto, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), é contrário à medida. Na Universidade de Brasília (UnB), o passaporte da vacina será adotado para entrada em todos os prédios dos campi.
“Considerando o contexto atual de pandemia, recomendamos que a vacinação contra a Covid-19, de adultos e crianças seja fortemente estimulada. Que a entrada em locais públicos como escolas, universidades, eventos com aglomeração, bares e restaurantes, onde a transmissão é favorecida, deve ser permitida apenas a pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19. Assim, parabenizamos a decisão do Conselho de Administração da Universidade de Brasília pela decisão de exigir a comprovação de vacinação completa para ter acesso a suas dependências”, escreveram especialistas da UnB.