metropoles.com

Distrital pede que Netflix exclua desenho porque personagem tem pais gays

Vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso, entrou com representação no MP contra a plataforma por acreditar que desenho desrespeita o ECA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Rodrigo Delmasso
1 de 1 Rodrigo Delmasso - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

O vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Rodrigo Delmasso (Republicanos), quer a retirada de desenho da Netflix. O parlamentar protocolou uma representação contra a plataforma por considerar que o desenho “Ridley Jones – A Guardiã do Museu” aborda ideologia de gênero para crianças em idade pré-escolar.

Em documento entregue virtualmente ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Delmasso alega que o desenho infantil desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Um dos motivos para a pedida da retirada do desenho do cardápio da Netflix é que “o cartoon conta a história de uma menina que mora num museu nacional e todas as noites as exposições ganham vida. Além disso, a trama ganha destaque por apresentar personagens como a múmia Ismat que possui pais homossexuais, além do búfalo Fred, que se intitula um ser não binário”, diz a representação.

O parlamentar também alega que “o desenhou provocou repúdio em diversas famílias, pais e representantes de menores que prezam pela integridade moral e mental das suas crianças”.

Estatuto da Criança e do Adolescente

Ao Metrópoles, Delmasso endossou a posição e disse que seu pedido tem o objetivo de garantir o cumprimento do artigo 17 do ECA. Esse trecho do estatuto diz que “a criança e o adolescente têm o direito de ter resguardada e protegida a sua integridade física, psíquica e moral”.

“Acredito que o desenho, por abordar questões de gênero, não deve ter censura livre. O MPDFT deve tomar alguma providência para cumprimento da lei”, afirmou o vice-presidente da CLDF ao Metrópoles.

Assim, ele solicita ao MPDFT que “promova ação penal cabível para que seja retirado o desenho da Netflix”.

O desenho

O novo desenho da Netflix, Ridley Jones: A Guardiã do Museu, é uma série para crianças que conta a história de Ridley Jones, uma garota de 6 anos que mora em uma casa na árvore dentro do Museu de História Natural, junto de sua mãe e sua avó.

Curiosa, a menina tem como missão proteger o local e seus tesouros. “Mas o edifício esconde um grande segredo: à noite, todos os seus ocupantes ganham vida. Com a ajuda de seus amigos, Ridley precisa, então, manter em segurança aqueles que lá moram. Munida de sua bússola mágica, não há aventura que ela não possa encarar”, diz a sinopse da plataforma de streaming.

ridley jones

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?