Distrital pede investigação de youtuber que estimula “adorar satanás”
O deputado Rodrigo Delmasso também pediu ao Ministério Público Federal a retirada imediata do perfil do youtuber das redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) abriu um processo no Ministério Público Federal (MPF), nessa quarta-feira (17/3), para investigar e responsabilizar o homem que utiliza filtros simulando a personagem Elsa, do desenho animado Frozen, da Walt Disney, para pedir que as crianças “adorem o satanás”.
O pedido de apuração contra a suposta prática criminosa de perturbação de menores de 18 anos solicita a retirada imediata do perfil do youtuber das redes sociais. “É indiscutível que esses vídeos, no mínimo, causam desconforto, medo, terror e possuem mensagens que induzem menores à prática de infração penal, o que configura crime, segundo o nosso ordenamento jurídico penal”, argumenta o distrital.
O deputado afirma que o homem deve ser responsabilizado também pelo crime de incitação a prática de furto.
Leia na íntegra a representação de Delmasso:
Entenda o caso
Os vídeos do youtuber Henry Walnut que circulam nas redes sociais de famílias brasilienses são monitorados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). As imagens mostram o homem simulando filtros simulando a personagem Elsa, do desenho animado Frozen.
Em seu perfil social do Instagram e TikTok, usando linguagem infantil e voz anasalada, o autor do vídeo leva poucos segundos para passar a mensagem. “Oi, crianças! Sou eu a Elsa e hoje vou ensinar a vocês a fazerem uma arte muito bonita na casa de vocês. Vamos aprender?”, diz o homem.
Na mesma gravação, a “Elsa desvirtuada” continua: “Para isso, vamos precisar de canetinha e molho de tomate. Com a canetinha, vocês vão desenhar várias estrelas como essas (pentagramas que simbolizam a marca da besta) nas paredes da casa de vocês. Vocês puderam perceber que a pontinha tá virada pra baixo? E, com o molho de tomate, vocês vão contornar o desenho. Se alguém perguntar por que vocês fizeram isso, vão responder: ‘Pela glória de Satã, é claro!”.
Em outro vídeo, o homem ensina crianças a segurarem uma vela e se vestirem com um lençol branco e andarem pela casa murmurando várias palavras em voz baixa.