metropoles.com

Distritais vão ao Congresso pressionar por retirada do FCDF do marco fiscal

Deputados distritais trocam sessão na CLDF por tentativa de votos a favor do Fundo Constitucional do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Distritais vão à Câmara dos Deputados pressionar por Fundo Constitucional
1 de 1 Distritais vão à Câmara dos Deputados pressionar por Fundo Constitucional - Foto: Divulgação

A sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) desta quarta-feira (24/5) precisou ser interrompida mais cedo por conta de um tema em discussão na Câmara dos Deputados que atinge fortemente as receitas da capital do país. Distritais foram até o Congresso Nacional mobilizar apoio ao Fundo Constitucional do DF (FCDF).

Criado para custear a segurança pública do Distrito Federal e bancar parcialmente a saúde e a educação, o FCDF foi ameaçado após o texto do relator do novo regime fiscal, deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), estabelecer um limite de 2,5% no crescimento anual dos repasses do governo federal para alguns fundos, entre eles o FCDF.

Com o prejuízo do texto para o DF, deputados federais da capital apresentaram um destaque para a retirada do Fundo Constitucional do novo marco fiscal. O texto-base foi aprovado nessa terça-feira (23/5) e os destaques serão votados nesta quarta-feira. Diante disso, distritais como Fábio Felix e Max Maciel, ambos do Psol, foram pessoalmente a Câmara Federal conscientizar os parlamentares sobre a importância dessa fonte de renda.

Os dois distritais ainda ligaram para deputados federais do Psol para explicar como o texto atinge o DF.

“Muitos deputados são de fora de Brasília e não conhecem a importância do Fundo Constitucional. Expliquei que o fundo é vital para a manutenção de áreas essenciais – como saúde e educação – e para o pagamento dos servidores. O objetivo das conversas é sensibilizar os parlamentares para a urgência de retirar o FCDF do arcabouço fiscal”, disse Fábio.

Eles ainda vão dialogar com deputados de outros partidos e entregar um texto em defesa do Fundo. Há expectativa de visitas de mais distritais na sessão da Câmara ao longo desta quarta, mas temas como a greve dos professores também mobilizam reuniões nesta semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?