metropoles.com

Distritais aprovam redução de ICMS para incentivar voos internacionais

Convênio criado pelo Confaz passa a ter adesão do DF, que diminuiu para até 7% o querosene de companhias que operam para fora do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Câmara Legislativa aprovou nesta terça-feira (19) um convênio que pode reduzir a alíquota local do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para o combustível das empresas aéreas que operam no Distrito Federal.

O benefício só atingirá empresas que criarem ou retomarem destinos internacionais com origem em Brasília. De autoria do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do Ministério da Fazenda, o texto passa, agora, a ter a adesão do governo local, que autoriza a queda de 12% para até 7% na alíquota sobre o querosene das aeronaves, a depender da quantidade de novos destinos criados.

Atualmente, os voos internacionais já são isentos de pagamento do imposto local. A redução, então, será compensada de forma escalonada nos voos domésticos da companhia que aderir à proposta governamental.

Só para se ter uma ideia, estudos comprovam que cada destino internacional criado reflete diretamente em 14 voos domésticos 

Jaime Recena, secretário-adjunto de Turismo

Competitividade
Segundo ele, em 2012, quando a primeira redução do ICMS foi aprovada (de 25% para 12%), o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek passou a receber 247 novos voos. “A nossa luta para aprovação deste convênio é para tornar o aeroporto de Brasília mais competitivo, principalmente com o aeroporto internacional de São Paulo, que, atualmente, opera com esse desconto e tem recebido a maior parte das rotas”, completou Recena.

Com a aprovação do texto pelos distritais, o Executivo local espera aumentar as malhas aéreas do JK  a partir do mês de junho. Os primeiros destinos serão Miami e Orlando, nos Estados Unidos; Buenos Aires, na Argentina; e Santiago, no Chile.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?