Diretora descobre que gato d’água em escola era usado por comerciantes
Ligação irregular estava desviando água do colégio e abastecendo comércios próximos, em Arniqueira
atualizado
Compartilhar notícia
O alto valor nas contas d’água levou a Escola Classe Arniqueira a descobrir uma ligação irregular há, pelo menos, dois meses no local. A água que deveria abastecer apenas a unidade de ensino estava sendo desviada e utilizada por estabelecimentos comerciais próximos.
A diretora da escola, Tatiana Nogueira, acionou a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta quarta-feira (12/6) para desativar o “gato”. Ela conta que descobriu a ligação clandestina após perceber uma movimentação atípica nos fundos do colégio.
“A gente já havia notado um aumento na conta de água. Mas, recentemente, os vigilantes observaram uma circulação de pessoas atrás de um dos nossos muros, e perceberam esse ‘gato’”, explica a educadora. “Acionei a Caesb, que compareceu com um agente da Polícia Civil para averiguar e constatar a ligação”, relata.
A Caesb corrigiu o problema na manhã desta quarta. “Eles [os autores] utilizaram a ligação que atendia a escola e ‘puxaram’ para poder utilizar a água”, conta um técnico da companhia, como mostra o vídeo abaixo:
A Caesb orientou a diretora a mudar o encanamento de lugar ou aumentar o tamanho do muro que protege os canos. Caso a escola acate as sugestões, a própria instituição terá de arcar com os gastos da obra.
Ainda não é possível afirmar quem é o autor do “gato”. A ocorrência foi registrada na 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul), que vai investigar o caso.