metropoles.com

Diretor-geral da PCDF, Eric Seba tem aposentadoria publicada no DODF

O comando do delegado desagradou a categoria, que desejava uma direção mais combativa quanto à equiparação salarial com a PF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (27/11) traz a concessão de aposentadoria ao diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba. O delegado comandou a corporação durante todo o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB). Ele assumiu o cargo em 8 de janeiro de 2015.

A gestão de Seba foi controversa e desagradou grupos de delegados e agentes – que desejavam uma direção mais combativa no que diz respeito à luta por reposição de perdas salariais e equiparação com a Polícia Federal. Em janeiro deste ano, em assembleia geral, colegas do diretor-geral chegaram a pedir a exoneração de Eric.

Na época, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo-DF) publicou nota afirmando que o chefe da corporação não representava a categoria. “Sua subserviência [de Seba] ao governo é atentatória à dignidade do cargo e da instituição”, destacou a entidade.

Outro ponto do comando do diretor-geral da PCDF que causou insatisfação, só que entre os brasilienses, foi o fechamento de 14 delegacias durante a noite. Situação que perdura desde 2016, sob o argumento de falta de pessoal.

Com a aposentadoria de Eric Seba, o governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) pediu ao atual chefe do Executivo, Rodrigo Rollemberg (PSB), que indique o delegado Robson Cândido para assumir a direção da PCDF de imediato. Ele é o nome escolhido pelo emedebista para chefiar a corporação a partir de janeiro de 2019.

Reprodução/DODF

Seba ingressou na PCDF em 1985 como agente de polícia e tornou-se delegado em 1992. Foi diretor do Departamento de Polícia Circunscricional (DPE) e do Departamento de Polícia Especializada (DPC) e vice-diretor da Academia de Polícia (APC). Chefiou ainda a 19ª DP (P Norte) e a Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP).

Também ocupou os cargos de chefe da Delegacia de Repressão a Furtos (DRF); Delegacia de Defraudações (DEF); de diretor da Divisão de Repressão a Sequestros (DRS); e de coordenador da Região Metropolitana da Polícia Civil do Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?