metropoles.com

Diretor do Sindicato dos Médicos do DF morre de Covid-19 dias após a mulher

Antônio José era defensor do Sistema Único de Saúde (SUS). A rede pública também perdeu a enfermeira Dulce Moreira, que trabalhava no Hmib

atualizado

Compartilhar notícia

SindMédico/Divulgação
Médico Antonio José Francisco Pereira dos Santos
1 de 1 Médico Antonio José Francisco Pereira dos Santos - Foto: SindMédico/Divulgação

Mais dois servidores públicos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal morreram na guerra contra o novo coronavírus: o médico Antônio José Francisco Pereira dos Santos e a profissional de enfermagem Dulce Moreira.

Segundo os colegas de trabalho, Antônio José era uma defensor do Sistema Único de Saúde (SUS). Há pouco tempo, havia perdido a esposa, a psicóloga Maria da Glória. Ela também faleceu vítima da Covid-19.

A Secretaria de Saúde também perdeu Dulcimar Moreira Serra Souza, conhecida como Dulce Moreira, para o novo coronavírus. Ela trabalhava no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

Segundo a pasta, a profissional estava internada há um mês. Além da Covid-19, ela enfrentava uma pneumonia. A morte ocorreu nesta terça-feira (7/9). “A Secretaria de Saúde solidariza-se com os colegas e familiares pela perda irreparável”, assinalou o órgão, em nota.

De acordo com relatos de colegas de trabalho, a enfermeira era uma profissional comprometida e muito querida por todos. A Secretaria de Saúde pontuou que os servidores do Hmib estão em luto.

Segundo o Observatório da Enfermagem, o Distrito Federal teve 1.313 profissionais contaminados durante a pandemia do novo coronavírus.

2 imagens
A profissional de enfermagem Dulce Moreira trabalhava no HMIB. De acordo com relatos de colegas de trabalho, ela era comprometida e muito querida por todos
1 de 2

O médico Antônio José era um defensor do SUS

Reprodução redes sociais
2 de 2

A profissional de enfermagem Dulce Moreira trabalhava no HMIB. De acordo com relatos de colegas de trabalho, ela era comprometida e muito querida por todos

Reprodução redes sociais

Antônio José era diretor jurídico do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico). “Doutor Antônio José era um profissional competente. Comprometido com o SUS. Tinha a visão de coletividade”, destacou Gutemberg Fialho, presidente do órgão.

Gutemberg aproveitou para fazer um alerta à população. “As pessoas estão relaxando com o novo coronavírus. Saindo de casa sem máscara e fazendo aglomerações”, pontuou. O dirigente do SindMédico ainda frisou: “Essa doença é perigosa. As pessoas podem sair de casa para trabalhar e fazer atividades essenciais. Mas, desse jeito, sem cuidados, estamos abrindo o flanco para sofrermos a segunda onda de contágio”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?