metropoles.com

Dinheiro de lavagem será investido na Polícia Civil do DF

Norma publicada no DODF destina recursos vindos do crime à manutenção e modernização do aparato policial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
cecor2
1 de 1 cecor2 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Bens e valores apreendidos em investigações de lavagem de dinheiro serão investidos na Polícia Civil. É o que prevê o Decreto nº 39.872, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (10/06/2019). Segundo a nova norma, assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), os recursos vão para a manutenção e modernização do aparato policial.

A medida já é adotada em vários países e, no Brasil, também pela Polícia Federal, que promove leilões dos itens confiscados. “É usar o dinheiro do crime contra o próprio crime. Nós, no DF, passamos por crise grave e temos de buscar alternativas para viabilizar o trabalho”, pontuou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, ao Metrópoles.

Cada centavo recuperado pelos investigadores será destinado para o Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil do Distrito Federal  (FUNPCDF). Além do investimento em infraestrutura, tecnologia e atualização das delegacias especializadas no combate à lavagem, o dinheiro será revertido na capacitação de agentes para apurações dessa modalidade criminal.

A norma vale para os recursos gerados direta e indiretamente pela lavagem no DF. Contudo, a incorporação dos valores ao patrimônio do DF e, consequentemente para o reforço da Polícia Civil, só ocorrerá após o trânsito julgado de cada processo. A mudança entra em vigor a partir da publicação do decreto.

Reprodução DODF

Reprodução DODF

A medida foi publicada poucos dias depois de o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) ter divulgado nota pública denunciando a falta de condições de trabalho dos agentes. “Os números positivos apresentados pela corporação têm custado inúmeros sacrifícios aos policiais”, frisou a instituição, no comunicado feito em 28 de maio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?