Dicionário Antirracista: saiba o que eliminar do vocabulário e por quê
Em seminário na próxima semana, Defensoria Pública do Distrito Federal lançará edição do Dicionário Antirracista elaborado pela instituição
atualizado
Compartilhar notícia
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) divulgará a terceira edição do seminário Defensoria na Luta Antirracista, na próxima segunda (4/11) e na terça-feira (5/11). Nas datas, haverá o lançamento da segunda edição do Dicionário Antirracista elaborado pela instituição.
O evento, voltado ao debate de temas que contribuem para a luta contra o racismo, será das 8h às 17h30, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Quadra 3 do Setor de Autarquias Norte (SAN).
Em novembro de 2023, a DPDF anunciou o Dicionário Antirracista: Termos para Eliminar do Vocabulário. Neste ano, o material foi atualizado com novos verbetes para lançamento da segunda versão durante o seminário.
Confira as principais orientações:
O intuito do material de letramento racial é dar continuidade ao combate às desigualdades, opressões e discriminações decorrentes do racismo, alinhado com a missão institucional da DPDF. O dicionário também foi incluído na lista elaborada pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR), que reúne referências nacionais sobre o tema.
Confira outros termos que não devem ser usados:
O primeiro dia de seminário contará com mesas de debate sobre gênero e raça na Justiça e sobre a Lei de Racismo. Na terça-feira (5/11), o público terá acesso a mesas-redondas sobre letramento racial, relação entre a discriminação e o processo penal, entre outros tópicos.
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a promoção do evento é essencial para a construção de uma sociedade com mais igualdade e justiça.
“Essa é uma oportunidade de debatermos problemas estruturais, promovermos a igualdade racial e valorizarmos a diversidade cultural, por meio de conversas interinstitucionais que buscam combater o racismo de diversas maneiras”, ressaltou.
O seminário é gratuito e aberto a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas por meio do portal de eventos da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF. Confira aqui a programação completa.