Dia dos Pais: vendas no DF devem crescer 21%; veja itens mais procurados
Comerciantes do DF revelam otimismo com vendas para o Dia dos Pais. Pesquisa mostra que 67,3% dos consumidores pretendem presentear na data
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Fecomércio estima um crescimento de 21,3% nas vendas para o Dia dos Pais de 2023, no Distrito Federal, em relação à mesma data do ano passado. Os dados mostram, ainda, que 67,3% dos consumidores pretendem dar presentes na ocasião e que 58% dos lojistas esperam vendas melhores do que as de 2022.
Os pesquisadores ouviram representantes de 10 segmentos, que incluíam desde estabelecimentos que vendem artigos para presentes até lojas de vestuário e perfumaria.
Os tipos de itens mais procurados pelo público que respondeu à pesquisa são: calçados e acessórios (25,8%); cosméticos e perfumes (16,4%); eletroeletrônicos (12,5%); artigos para presentes e souvenirs (10%); e tortas, doces ou bombons (8,1%).
As lojas físicas de rua ou bairro e de shoppings aparecem como os locais que serão mais procurados para as compras. Juntas, elas somam 60,3% dos estabelecimentos nas intenções dos consumidores.
O valor investido nos presentes ficou, em média, R$ 204,58 — crescimento de 6,5% em relação ao ticket médio do ano passado (R$ 192,10).
“Ao analisar a série histórica, observamos uma leve migração de lojistas que esperam ‘vendas maiores’ para ‘vendas iguais’, em torno de 5%, enquanto o percentual de ‘vendas menores’ é o mais baixo dos últimos cinco anos”, afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido Freire.