metropoles.com

Dia do Trabalhador terá segurança reforçada no centro de Brasília

Por causa das manifestações populares programadas, trânsito também passará por alterações neste domingo (5/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Regis Velasquez/Especial Metrópoles
Fotografia de Brasília, capital do Brasil
1 de 1 Fotografia de Brasília, capital do Brasil - Foto: Regis Velasquez/Especial Metrópoles

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), neste domingo (1/5), feriado do Dia do Trabalhador, a segurança será reforçada na área central de Brasília. Isso por causa das manifestações populares programadas.

Segunda a pasta, a atuação das forças de segurança seguirá protocolo elaborado preventivamente, com base em levantamentos de inteligência e pactuado entre o governo e organizadores das manifestações, além de alterações no trânsito.

“As forças de segurança estarão em toda a área central do DF para garantir a ordem pública e a tranquilidade para os frequentadores, garantindo que todos exerçam o livre direito à manifestação”, afirma o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

De acordo com informações da Secretaria, os manifestantes pró-governo ficarão na Esplanada dos Ministérios, com concentração em pontos do Museu Nacional, na Avenida José Sarney, ligação entre as vias S1 e N1 e na Avenida das Bandeiras.

Já os manifestantes com orientações contrárias ao governo terão um grupo concentrado no Eixão, próximo à 108 Norte, e outro no estacionamento da Funarte, ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental.

Os monumentos e prédios públicos do local estarão fechados. O acesso ao Congresso Nacional e à Praça dos Três Poderes será restrito. Veículos particulares não terão acesso à Esplanada e poderão utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, dos Setores Bancários Sul e Norte e dos Setores de Autarquias Sul e Norte.

A posse de objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que coloquem em risco a segurança de manifestantes e da população está terminantemente proibida. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estará presente realizando revistas.

Trânsito

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) fará interdições no trânsito em virtude das manifestações. A partir das 5h de domingo, será proibido o tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios.

O Eixo Monumental estará bloqueado na Via S1, desde a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto até a Praça dos Três Poderes e na Via N1, desde o acesso pela Via L4 até a alça leste da Rodoviária. O fechamento das vias ocorrerá até o término das manifestações, previstas para as 18h.

Durante o período de bloqueio, a orientação é que os condutores utilizem como rotas alternativas as vias N2 e S2, mantendo a atenção redobrada para evitar acidentes. (Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF)

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?