Dia do servente: distrital se passa por profissional da área para entender dificuldades da categoria
No Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, Jorge Vianna assumiu a função por um dia e ouviu relatos dos profissionais
atualizado
Compartilhar notícia
Trabalhadores de serviços gerais vivenciam, diariamente, situações de preconceito e constrangimento durante o expediente. A fim de mostrar um pouco dessa realidade, e por ocasião do Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, em 22 de fevereiro, o deputado distrital Jorge Vianna (PSD) assumiu a função por um dia, em um shopping de Taguatinga.
Após a experiência como servente de limpeza, o parlamentar cobrou valorização dos profissionais da área. Em vídeo divulgado nas mídias sociais, alguns trabalhadores detalharam ao deputado experiências vividas no cotidiano.
Na gravação, uma auxiliar de limpeza relatou um momento que considerou traumático: quando uma cliente do shopping pediu para tirarem a bolsa de perto da trabalhadora, por medo de ter bens furtados.
“Ela [a cliente] disse: ‘Tira, tira, tira essa bolsa daí. Senão, ela [a profissional da limpeza] vai pegar’. Eu me senti muito mal, porque ficou todo mundo olhando pra mim. É humilhante para a gente”, lamentou.
Outra auxiliar de serviços gerais compartilhou de sentimento parecido. “Você é da limpeza. Nem todo mundo, mas a maioria, te olha de outra forma”, descreveu a profissional.
Assista aos relatos:
Ver essa foto no Instagram
Chefe de serviços gerais do empreendimento, Valmir Santos destacou que todos os funcionários são essenciais para o funcionamento do centro comercial. “Sem eles, não poderíamos abrir o shopping“, enfatizou.
O deputado complementou as falas dos profissionais da limpeza. “Não existe trabalho mais importante que o outro; por isso, temos de trazer esse tema para a sociedade. Devemos respeitar e valorizar todas as profissões. Estive no lugar deles e vi que essas pessoas sofrem e ralam muito, todos os dias”, afirmou Jorge Vianna.