metropoles.com

Dia do Consumidor: veja lista das empresas com mais reclamações no DF

Relação foi divulgada pelo Procon. Serviços de telefonia, varejo e bancos lideram ranking dos setores mais contestados por clientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Telefone celular
1 de 1 Telefone celular - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

No Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15/3), o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) divulgou a lista de reclamações fundamentadas de 2018. A publicação no Diário Oficial (DODF) aponta que os serviços de telefonia, o varejo e os bancos lideram o ranking dos setores mais contestados por clientes da capital do país.

Uma reclamação fundamentada é quando o Procon considera procedente uma notícia de lesão ou de ameaça a direito do consumidor. Das 1.095 ocorrências registradas dessa forma no órgão, a líder de queixas de clientes, segundo o Procon-DF, é o combo das empresas Claro S.A., de telefonia celular,  e Net, de televisão por assinatura, responsáveis por 68 atendimentos no instituto.

As empresas de telecomunicações Oi e Tim Celular S.A. aparecem logo atrás, respectivamente com 60 e 34 do total de contestações.

Veja o ranking:

Reprodução/Procon-DF

Segundo o Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), boa parte das empresas que aparecem no topo das reclamações são reincidentes e enfrentam problemas que poderiam ser resolvidos diretamente com o consumidor, sem o intermédio do instituto.

Cobranças indevidas, qualidade do serviço oferecido e o pós-venda são os principais motivos dos conflitos de consumo na capital federal.

Também foi divulgada a “lista de resolutividade” das empresas que, após reclamação no Procon, tiveram processos administrativos abertos pelo órgão e, mesmo assim, não atenderam o consumidor.

A líder é a Companhia Brasileira de Distribuição, com 0% de resolutividade. A empresa é controlada pelo grupo francês Casino, dono de várias marcas no Brasil, como Extra, Casas Bahia e Assaí.

Logo atrás da Companhia Brasileira de Distribuição, vêm Claro e Net (12%), Vivo, GVT (18%), Tim Celular (23%), Sky (30%) e Ponto Frio e loja física das Casas Bahia (33%).

Veja a lista:

Reprodução/Procon-DF

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?