metropoles.com

Dia de celebrar Santo Antônio, o Santo Casamenteiro

Nesta segunda (13/6), em Ceilândia, terá a benção dos pães a partir das 20h. Na Asa Sul, as missas começaram às 6h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
santo antônio
1 de 1 santo antônio - Foto: Reprodução

Depois do Dia dos Namorados, esta segunda-feira (13/6) é a data de celebrar Santo Antônio, popularmente conhecido como “Santo Casamenteiro”. Em Ceilândia, terá a benção dos pães a partir das 20h, na igreja da QNM 29. Na 911 Sul, a paróquia oferece missas ao longo do dia: 8h30, 10h, 12h, 15h, 17h, 18h30 e 20h.

A fama de casamenteiro surgiu a partir de uma história de que ele teria ajudado uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho.

História
Fernando Martins de Bulhões, o Santo Antônio, nasceu em 1191, em Lisboa, Portugal. Filho único dos nobres Martinho de Bulhões e Teresa Taveira, desde pequeno Santo Antônio demonstrava a religiosidade, o amor aos pobres e a habilidade em pregar.

Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior, hoje Sé de Lisboa, sob a direção dos cónegos da Ordem dos Regrantes de Santo Agostinho. Poucos anos depois pediu permissão para ser transferido para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Formou-se em direito, teologia e filosofia. Possuía um conhecimento detalhado da bíblia e de grandes pensadores, por isso era considerado doutor da Igreja. Em 1220, conheceu a Ordem Franciscana, recebendo, tempos depois, o hábito e o nome Antônio. Foi ordenado sacerdote em 1221.

Foi em Coimbra que Santo Antônio teve acesso aos corpos dos cinco primeiros mártires franciscanos de Marrocos.  Ao ver os cadáveres, Antônio iniciou a própria missão em busca do martírio e dedicando a vida, totalmente, à Igreja.

Decidiu viajar para Marrocos, onde seguiria sua missão, mas adoeceu e precisou voltar à Coimbra. Doente, Santo Antônio faleceu em 1231, aos 36 anos, na Itália. O processo de canonização foi iniciado poucos dias após a sua morte, sendo reconhecido em 1232, menos de um ano de falecimento. Em 1946, o, então, Papa Pio XII proclamou o santo como Doutor Evangélico.

O santo ficou popularmente conhecido com Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio de Pádua, Santo dos Pobres ou, simplesmente, como o Santo Casamenteiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?