Dia da Consciência Negra: Lázaro Ramos promove evento em escola do DF
Data, que é celebrada pela primeira vez como feriado nacional, reserva muitos eventos gratuitos para a população brasiliense. Veja destaques
atualizado
Compartilhar notícia
Celebrado como feriado nacional pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra reserva muitos eventos voltados para a temática nesta quarta-feira (20/11). Entre shows, filmes, mostras e palestras, os brasilienses terão muitas opções para curtir a data.
As secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) promovem, neste ano, o Consciência Negra 2024, que começou nessa segunda-feira (18/11), na Torre de TV. Nesta quarta, estão confirmados shows de Olodum, Vanessa da Mata e Tribo da Periferia, às 18h, 19h30 e 21h, respectivamente.
Também haverá palestras com personalidades como o rapper MV Bill; venda de pratos assinados pelo chef Edilson Oliveira e de doces e sucos feitos por comunidades quilombolas; peças teatrais, contação de histórias, atividades pedagógicas e brinquedos infláveis; aulas de dança, capoeira e hip-hop; e muito mais. Os eventos começam a partir das 10h. Gratuitos, os ingressos para os shows já estão esgotados.
Já no estacionamento 1 do Parque da Cidade, a partir das 15h, vai rolar o FYAH Cultura Black. O festival recebe, nesta quarta-feira, a banda inglesa Steel Pulse e os conjuntos brasilienses Jah Live e Vibração do Cerrado. Os ingressos são gratuitos, mediante retirada no site Sympla, sendo necessário levar apenas 1kg de alimento não perecível.
O Cine Brasília terá programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra. Após a transmissão da obra “Black Rio! Black Power!”, na terça-feira, o autor, o carioca Emílio Domingos, ministra uma masterclass gratuita nesta quarta-feira, a partir das 10h, com ingressos a partir de R$ 5 pelo site Ingresso.com.
Live com Lázaro Ramos sobre educação antirracista
A escola Eleva Brasília, na 614 Sul, preparou uma programação voltada para a promoção da cultura afro-brasileira e a educação antirracista, com uma série de atividades culturais e educativas com oficina de bonecas Abayomi e a inauguração de uma seção na biblioteca dedicada à educadora negra Antonieta de Barros. Os eventos são abertos à comunidade.
A programação será fechada com chave de ouro na quinta-feira (21/11), com uma live comandada pelo ator, escritor, cineasta e ativista Lázaro Ramos. O astro participará de uma palestra sobre a valorização da identidade negra e educação antirracista. Será a partir das 8h, via Zoom. Inscreva-se preenchendo o formulário e garanta sua participação!
As ações da Semana da Consciência Negra são coordenadas pelo Comitê de Consciência Negra da escola, formado desde o primeiro ano da Eleva. O setor é composto por 11 voluntários, entre professores, colaboradores administrativos e auxiliares, e busca valorizar a pluralidade racial e cultural.