Dia da Consciência Negra: celebração entra no calendário oficial do DF
Decreto institui Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como parte do calendário oficial do Distrito Federal, com celebração anual
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou do evento Consciência Negra 2024, na manhã desta quarta-feira (20/11), na Torre de TV de Brasília.
Idealizado pelas secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), o festival celebra do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído como feriado em todo o Brasil pela primeira vez neste ano.
Na oportunidade, o governador assinou decreto para instituir que o evento na Torre de TV se torne parte do calendário oficial do Distrito Federal, em celebração à data.
“A gente tem usado aqui todos os instrumentos necessários para combater o racismo dentro do Distrito Federal. Brasília se alegra de poder fazer esse encontro, essa festividade e essa conscientização que é tão necessária para todos nós”, disse Ibaneis.
O chefe do Executivo local acrescentou ser necessário que a população compreenda a impossibilidade de se viver em um mundo com racismo e que Brasília, como capital da República, deve ser exemplo para o restante do Brasil.
Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani lembrou que os negros correspondem a 58% da população do DF e que isso coloca Brasília no cenário cultural, turístico e representativo do Distrito Federal e do Brasil. “Somos, realmente, esse encontro de pessoas que escolheram a cidade como a terra da esperança e da oportunidade.”
Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes reforçou a importância do Dia da Consciência Negra. “Esse decreto torna o [festival] que a gente fez aqui não só uma política do governo, mas de Estado. Ele institucionaliza isso, trata da parte artística e cultural conosco, da Secretaria de Cultura, e também das atribuições ligadas à Secretaria de Justiça, que detém a pauta da igualdade Então, esse é um decreto extremamente interessante e que põe Brasília na vanguarda”, argumentou.
Programação
Para esta quarta-feira (20/11), o festival Consciência Negra 2024, na Torre de TV, terá shows do Olodum, de Vanessa da Mata e da Tribo da Periferia, às 18h, às 19h30 e às 21h, respectivamente.
Também haverá palestras com personalidades como o rapper MV Bill; venda de pratos assinados pelo chef Edilson Oliveira, bem como de doces e sucos feitos por moradores de comunidades quilombolas; apresentações de peças teatrais; contação de histórias; atividades pedagógicas; brinquedos infláveis; aulas de dança, capoeira e hip-hop; entre outras atividades.
Os eventos começaram às 10h e terminam à 0h. No entanto, os ingressos para os shows – gratuitos, porém em área fechada – se esgotaram.