metropoles.com

Dia da Consciência Negra: celebração entra no calendário oficial do DF

Decreto institui Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como parte do calendário oficial do Distrito Federal, com celebração anual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves / Agência Brasília
Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF
1 de 1 Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF - Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou do evento Consciência Negra 2024, na manhã desta quarta-feira (20/11), na Torre de TV de Brasília.

Idealizado pelas secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), o festival celebra do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído como feriado em todo o Brasil pela primeira vez neste ano.

Na oportunidade, o governador assinou decreto para instituir que o evento na Torre de TV se torne parte do calendário oficial do Distrito Federal, em celebração à data.

“A gente tem usado aqui todos os instrumentos necessários para combater o racismo dentro do Distrito Federal. Brasília se alegra de poder fazer esse encontro, essa festividade e essa conscientização que é tão necessária para todos nós”, disse Ibaneis.

O chefe do Executivo local acrescentou ser necessário que a população compreenda a impossibilidade de se viver em um mundo com racismo e que Brasília, como capital da República, deve ser exemplo para o restante do Brasil.

Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani lembrou que os negros correspondem a 58% da população do DF e que isso coloca Brasília no cenário cultural, turístico e representativo do Distrito Federal e do Brasil. “Somos, realmente, esse encontro de pessoas que escolheram a cidade como a terra da esperança e da oportunidade.”

Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes reforçou a importância do Dia da Consciência Negra. “Esse decreto torna o [festival] que a gente fez aqui não só uma política do governo, mas de Estado. Ele institucionaliza isso, trata da parte artística e cultural conosco, da Secretaria de Cultura, e também das atribuições ligadas à Secretaria de Justiça, que detém a pauta da igualdade Então, esse é um decreto extremamente interessante e que põe Brasília na vanguarda”, argumentou.

Programação

Para esta quarta-feira (20/11), o festival Consciência Negra 2024, na Torre de TV, terá shows do Olodum, de Vanessa da Mata e da Tribo da Periferia, às 18h, às 19h30 e às 21h, respectivamente.

Também haverá palestras com personalidades como o rapper MV Bill; venda de pratos assinados pelo chef Edilson Oliveira, bem como de doces e sucos feitos por moradores de comunidades quilombolas; apresentações de peças teatrais; contação de histórias; atividades pedagógicas; brinquedos infláveis; aulas de dança, capoeira e hip-hop; entre outras atividades.

Os eventos começaram às 10h e terminam à 0h. No entanto, os ingressos para os shows – gratuitos, porém em área fechada – se esgotaram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?