Dia D da vacina contra Covid no DF ocorrerá em 10 cidades. Veja quais
Ideia da Secretaria de Saúde é estar em feiras e outras localidades com grande movimentação de pessoas para o Dia D, que será no dia 20/11
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia D da vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal já tem 10 regiões administrativas selecionadas. Previsto para o dia 20 de novembro, a ideia da Secretaria de Saúde é atingir as cerca de 200 mil pessoas que ainda não tomaram a D1 na capital.
As regiões administrativas são Gama, Plano Piloto, Planaltina, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Guará, SIA, Taguatinga, Samambaia e Santa Maria.
Conforme explicou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a ideia é ir nos locais onde as pessoas estão, ao invés de esperá-las ir aos postos. “Agora temos vacina suficiente para fazer essa busca ativa. Já nos reunimos com as administrações de cada cidade e, junto deles, vamos definir quais os pontos para nos instalarmos”, disse.
Segundo ele, a ideia é analisar os locais mais movimentados durante o final de semana em cada localidade para poder ir atrás de quem ainda não se vacinou. “Queremos ir em feiras populares e em outros pontos que possamos conversar e explicar para as pessoas a importância da imunização”, comentou.
Divino destacou que a ideia é conseguir chegar, no mínimo, a 95% de pessoas pelo menos com a primeira dose. “Esse é meu sonho. Se conseguirmos isso, caso ocorra uma 3ª onda, a gente consegue garantir que não passe de uma marola”.
Anúncio da data foi feita pelo governador Ibaneis Rocha (MDB)
O Governo do Distrito Federal prepara o Dia D de vacinação contra Covid-19. O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou nessa quinta-feira (10/11) que o mutirão será realizado em 20 de novembro.
Entenda como a vacina contra o coronavírus funciona no organismo
As administrações regionais vão usar carros de som para divulgar o Dia D para a população. Órgãos locais também vão auxiliar o mutirão, com a montagem das estruturas necessárias para aplicação dos imunizantes.
No Twitter, Ibaneis disse que o GDF fará “uma busca ativa pelas pessoas que podem ainda não ter se imunizado”. “Também estaremos oferecendo nas unidades básicas de saúde a segunda dose, a dose de reforço e seguimos vacinando adolescentes”, acrescentou.