DF volta à liderança do ranking de isolamento, mas longe do ideal
Número de pessoas em casa na capital diminuiu, mas outras unidades federativas mostram muito mais desobediência à medida contra a Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O ranking do isolamento social entre as unidades federativas do país mudou novamente de terça (14/04) para quarta-feira (15/04). E de novo o Distrito Federal retornou à primeira colocação da lista que mostra a obediência à quarentena para evitar o contágio pelo novo coronavírus. De acordo com o levantamento feito por uma empresa de software, a capital atingiu o índice de 56,64%, ainda muito distante do ideal.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para um bom desempenho das medidas para diminuir a contaminação da Covid-19, a marca de 70% seria o indicado. Entretanto, a média alcançada em todo território nacional, de 46,80%, mostra que o Brasil está bem longe da orientação.
Confira o ranking de quarta-feira (17/04):
Ranking Dos Estados (5) by Leonardo Meireles on Scribd
Uma grande queda notada na lista entre terça e quarta-feira é a de Goiás. Mais ainda, o estado mostra uma irregularidade muito grande em três dias desta semana. Na segunda-feira (13/04), por exemplo, os números apontavam 50,22%. No dia 14/04, o índice disparou para 58,46%, o suficiente para chegar ao primeiro lugar. E no dia 15/04, somente 52,74% dos goianos ficaram em casa.
Já o Distrito Federal, tem mantido a média. A capital do país havia atingido 55,90% de adesão na segunda-feira. Na terça, o número subiu para 56,79%. E na quarta, o índice chegou 56,64% – menor que o dia anterior, mas o suficiente para voltar à liderança.
O ranking de isolamento social é feito pela empresa de software In Loco. O levantamento utiliza dados de geolocalização de cerca de 60 milhões de dispositivos móveis para saber como está sendo a obediência à quarentena. Somente esse tipo de informação é obtida, preservando a privacidade dos usuários.
Mortes
O (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, compilou e analisou os números sobre todas as mortes por Covid-19 registradas no DF. Não conseguimos informações sobre um dos 20 óbitos confirmados. Algumas regiões administrativas têm sofrido mais que outras com a doença. Guará e Gama, por exemplo, são as RAs com mais falecimentos no DF devido à Covid-19, cada uma tem três óbitos registrados.
As outras regiões administrativas com óbitos confirmados são Ceilândia (2), Águas Claras (2), Plano Piloto (2), Núcleo Bandeirante (2), Santa Maria (2), Jardim Botânico (1), Taguatinga (1), Samambaia (1) e Lago Sul (1). Confira nos gráficos abaixo quantas mortes e casos foram registrados em cada RA por conta do coronavírus:
Os leitores do Metrópoles têm a possibilidade de ficar sempre bem informados sobre as notícias do novo coronavírus. Para isso, pode receber a newsletter: basta clicar aqui. Os últimos dados também estão sempre no nosso link de tempo real sobre a Covid-19.