DF vai receber kits de diagnóstico de coronavírus da Fiocruz
Objetivo do Ministério da Saúde é descentralizar a confirmação de casos. DF está na primeira leva de unidades federativas a receber os teste
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (02/03/2020), que a Fiocruz produziu 10 mil kits de testes específicos para coronavírus e os distribuirá para todas as unidades da Federação (UF).
O objetivo da decisão é descentralizar os exames, que estavam sendo feitos apenas nos laboratórios da Fiocruz, Institutos Adolfo Lutz e Evandro Chagas, e capacitar os centros estaduais a fim de agilizar o processo.
O Distrito Federal está na primeira leva de estados a receber os kits, que serão entregues a partir desta quarta-feira (04/03/2020). Quatorze outras UFs estão na lista. A equipe da Fiocruz também irá aos laboratórios estaduais para treinar as equipes.
O laboratório Biomanguinhos produzirá 12 mil testes no protocolo de Berlim, 5 mil no protocolo do CDC (para contraprova) e 5 mil para influenza A e B, que são os vírus mais diagnosticados entre os casos suspeitos descartados.
“Queremos chegar no inverno preparados, com todos os estados já fazendo os próprios testes”, afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Ele ainda diz ser importante que as secretarias de Saúde entendam a definição de caso, pois cerca de metade das notificações não chega a ser classificada como suspeita.
12 casos suspeitos no DF
Na mesma coletiva, o MS atualizou o boletim do coronavírus e afirmou que há 12 casos suspeitos na capital do país.
A última informação, divulgada na sexta (28/02/2020), era que seis pacientes aguardavam definição de infecção ou não. Dos casos analisados até hoje, três do DF já foram descartados. Ainda não há confirmação de coronavírus em Brasília.
No Centro-Oeste, o DF é a unidade da Federação com mais casos suspeitos. Há três em Goiás, seis em Mato Grosso do Sul e cinco em Mato Grosso.