metropoles.com

DF vai precisar de 50 mil antenas para ter cobertura total do 5G

Segundo o governo local, primeiros pontos com transmissão da nova tecnologia poderão ser vistos a partir de dezembro deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
5G
1 de 1 5G - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O Distrito Federal vai precisar de 50 mil antenas para garantir a cobertura completa da tecnologia 5G. A projeção é da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF.

“É para cobrir todo o território distrital, sem descontinuidade e sem sombras. As rodovias precisam estar contempladas para termos veículos autônomos”, pontuou o secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bateu o martelo do leilão do 5G na quinta-feira (4/11). Segundo o chefe da pasta distrital, apesar do alto número necessário de antenas, a capital do país está preparada para chegada da nova tecnologia.

O Metrópoles produziu matérias para explicar como funciona a 5G, tecnologia que aumenta velocidade da internet no celular e apresentar a previsão de quando esse recurso deve chegar à sua cidade.

“O DF tem condições para ter pontos de 5G em operação entre o fim de dezembro deste ano e o começo de janeiro de 2022. Talvez antes”, comentou Máximo.

Na avaliação do secretário, a Lei das Antenas proporciona ao DF condições para instalar rapidamente a infraestrutura de transmissão.

4 imagens
Nova tecnologia chega ao Brasil
Leilão do 5g foi realizado em novembro de 2021
O presidente Jair Bolsonaro em discurso na abertura da cerimônia
1 de 4

Abertura do leilão do 5G

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Nova tecnologia chega ao Brasil

Aline Massuca/Metrópoles
3 de 4

Leilão do 5g foi realizado em novembro de 2021

4 de 4

O presidente Jair Bolsonaro em discurso na abertura da cerimônia

Anatel
Áreas particulares e edifícios

Proposta pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), a Lei Antenas permite instalação desses equipamentos em áreas particulares e topos de edificações. O processo de emissão de autorizações para instalação também foi simplificado e informatizado.

“Brasília foi escolhida entre as capitais mais preparadas para 5G no Brasil, junto com Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Porto Alegre (RS) e Boa Vista (RR)”, destacou Máximo.

2 mil

De acordo com o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Vitor Recondo, o DF tem 2 mil antenas de transmissão convencionais.

Em tese, graças à legislação local, os dispositivos de transmissão 5G podem ser instalados em até uma semana nas próprias antenas atuais. Nos demais casos, o tempo de implantação poderá ser maior. “A antena 5G é menor. Tem aproximadamente 70 centímetros de altura”, explicou Recondo. Na avaliação do subsecretário, a área central vai demandar mais aparelhos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?