metropoles.com

DF: vacina contra Covid-19 será em quatro etapas para 678,7 mil pessoas

Trabalhadores da Saúde e idosos acima de 75 anos serão os primeiros a serem imunizados, segundo plano de vacinação apresentado nesta sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Secretaria de Saúde apresenta, plano distrital de vacinação contra a Covid-19 no Palácio do Buriti
1 de 1 Secretaria de Saúde apresenta, plano distrital de vacinação contra a Covid-19 no Palácio do Buriti - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) detalhou, nesta sexta-feira (18/12), o Plano Distrital de Vacinação contra a Covid-19. Trabalhadores da Saúde e idosos acima de 75 anos serão os primeiros a serem imunizados. A exemplo do plano nacional, no DF serão quatro etapas de vacinação, que devem alcançar 678.750 pessoas.

Na 2ª fase, pessoas com idade entre 60 e 74 anos receberão a vacina. Pacientes com comorbidades terão acesso às doses na 3ª fase de imunização prevista pelo GDF. No quarto grupo, estão professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.


As vacinas, adquiridas pelo Ministério da Saúde, serão mantidas no Núcleo Rede de Frio, no SIA, e em outro em processo de locação. As doses serão repassadas às regiões de saúde, que contam com cinco centros de referência de imunológicos especiais e 169 salas de vacina, no total.

A estrutura envolve ainda 7,8 milhões de agulhas e seringas, 150 carros e 1.500 funcionários treinados no DF envolvidos diretamente na campanha. Também podem ser firmadas parcerias com instituições públicas e privadas para aumentar a capacidade de ação da imunização. A exemplo de unidades básicas de saúde (UBSs), policlínicas, hospitais públicos, privados, militares e universitários, entre outros parceiros.

18 imagens
1 de 18

GDF/Reprodução
2 de 18

GDF/Reprodução
3 de 18

GDF/Reprodução
4 de 18

GDF/Reprodução
5 de 18

GDF/Reprodução
6 de 18

GDF/Reprodução
7 de 18

GDF/Reprodução
8 de 18

GDF/Reprodução
9 de 18

GDF/Reprodução
10 de 18

GDF/Reprodução
11 de 18

GDF/Reprodução
12 de 18

GDF/Reprodução
13 de 18

GDF/Reprodução
14 de 18

GDF/Reprodução
15 de 18

GDF/Reprodução
16 de 18

GDF/Reprodução
17 de 18

GDF/Reprodução
18 de 18

GDF/Reprodução

Veja como será a vacinação de acordo com a sua região administrativa:

    • A região Sul, composta por Gama e Santa Maria, haverá 22 salas de vacina para atender 272.959 pessoas.
    • Na região Centro-Sul, que engloba Estrutural, Guará, Park Way, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Setor de Indústrias e Abastecimento (Sia) e Riacho Fundo I e II serão disponibilizadas 15 salas de vacina. O público estimado está em 380.797, segundo a Saúde.
    • Na região Central, que compreende as asas Sul e Norte, Vila Planalto, lagos Norte e Sul, Varjão, Cruzeiro, Noroeste e Sudoeste/Octogonal, serão 21 salas de vacinação disponibilizadas para um total de 392.698 pacientes previstos.
    • Na região denominada Sudoeste, que atenderá 829.672 pessoas de Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueiras, Recanto das Emas e Samambaia, 24 salas de vacinação serão abertas.
    • No lado Oeste do DF, Ceilândia, Sol Nascente, Pôr do Sol e Brazlândia, 19 salas atenderão 507.851 pacientes.
    • Planaltina, Sobradinho I e II e Fercal compõem a região Norte e terão à disposição 37 salas de vacina, para 355.006 moradores.
    • Os habitantes de Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião e Jardins Mangueiral terão 23 salas de vacina. A população estimada na região Leste do DF é 313.563 pessoas, segundo a Secretaria de Saúde do DF.
4 imagens
1 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles

O Distrito Federal tem atualmente mais de 3 milhões de habitantes e, segundo o governo local, todos serão vacinados. Porém, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. O plano não traz o início da imunização.

“O Ministério da Saúde é o órgão responsável pela distribuição. Cabe ao nosso governo elaborar o plano com todas as ações adotadas para atender a nossa população. Já temos um plano nacional estabelecido, e o DF está agora divulgando o plano elaborado. Temos seringas suficiente aliadas às 330 milhões de vacinas que o Ministério da Saúde revelou estar comprando. Todas as fases de estocagem, transporte e armazenagem estão prontas para que possamos colocar em prática os nossos planos”, disse o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, durante o lançamento do plano.

A Secretaria de Saúde do DF tinha prazo de 30 dias para apresentar uma estratégia, a partir da publicação de lei aprovada e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta semana.

A norma, que prevê adoção e ampla divulgação do plano de vacinação, foi aprovada no último dia 10 pela Câmara Legislativa do DF (CLDF).

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?