DF vacina 35 mil pessoas em quatro horas de mutirão nesta sexta-feira
Em sua conta oficial no Twiter, Ibaneis comemorou: “Aqui ninguém é imunizado pela metade”, referindo-se à garantia de D2 em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) comemorou a intensa vacinação contra Covid-19 no Distrito Federal, no primeiro dia sem agendamento. Em sua conta no Twitter, o chefe do Executivo local comentou: “O #Mutirao da #VacinaDF está a todo vapor! Só nas primeiras horas dessa manhã, já vacinamos 35 mil pessoas. Vamos em frente!”, disse.
Uma campanha, iniciada nesta sexta, tinha imunizado até o meio-dia 35 mil pessoas em 96 pontos de vacinação. O objetivo do GDF é aplicar 100 mil doses nesta sexta e no fim de semana para início do esquema vacinal (D1) e reforço (D2). Podem receber a primeira dose do imunizante que protege contra o coronavírus pessoas com 37 anos ou mais.
Se a pessoa está incluída nesta faixa etária é só comparecer a um dos postos de vacinação com documento de identidade com foto e preferencialmente o cartão de vacina. Se não tiver o cartão, um novo será entregue. Não é necessário agendar.
Para melhor organizar o fluxo da vacinação durante esses dias, a Secretaria de Saúde estabeleceu locais que aplicarão apenas a primeira dose (D1), outros apenas a segunda dose (D2) e alguns onde é possível tomar tanto de D1 quanto D2 – para quem já tiver no prazo para receber o reforço.
O governador do DF ainda afirmou nesta sexta que o DF tem cumprido todos os parâmetros para garantir as duas doses de imunizante da população. “Aqui ninguém será imunizado pela metade”, afirmou. Veja:
Vamos lembrar que nosso DF é uma das poucas unidades do País que está garantindo a imunização completa porque não fez uso errado das vacinas recebidas. Aqui ninguém é imunizado pela metade 😉 #VacinaDF
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) July 23, 2021
No drive-thru do Parque da Cidade, estacionamento 13, o movimento de carros foi intenso na manhã desta sexta-feira. O ponto contou com o apoio da Polícia Militar e do Detran para organizar os veículos no local.
A servidora pública Maria Helena Gomes completou 37 anos na quarta-feira (21/7). “Estou feliz demais. Cheguei para vacinar bem cedinho. A espera está custosa. Enfim, vou conseguir. Essas horinhas na fila não são nada perto do que vem pela frente. Pelo menos 50% (de imunização), já vou me sentir mais segura”, comemora.
Neste sábado (24/7) e no domingo (25/7) os postos de vacinação vão funcionar das 9h às 17h para imunização. Após o mutirão deste fim de semana, a população que se enquadra nos requisitos da vacinação pode continuar procurando as unidades de saúde espontaneamente para receber a primeira ou segunda dose.