metropoles.com

DF usará satélites e inteligência artificial para preservar mananciais

Segundo a Caesb, nova tecnologia foi proporcionar mais eficiência e economia de 90% nos custos de fiscalização dos recursos hídricos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Barragem do Descoberto. Uma barragem de água com áreas verde ao redor da água e da estrutura de concreto
1 de 1 Barragem do Descoberto. Uma barragem de água com áreas verde ao redor da água e da estrutura de concreto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Para preservar os mananciais regionais de água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) passará a usar imagens de satélite e tecnologia artificial. Segundo a estatal, a tecnologia vai proporcionar uma redução de custos de até 90%. “Temos dois satélites. Um gera imagens a cada 5 dias e outro a cada 15”, contou. O DF tem 26 bacias de mananciais.

Em 2021, a estatal realizou 247 vistorias em 2021. Fiscais percorreram mais de 16 mil quilômetros ao longo de 10 mil horas de trabalho. O gasto total foi de aproximadamente R$ 1,6 milhão.

Durante as ações de fiscalização, as equipes da Caesb flagraram ameaças aos recursos hídricos em 20 vistorias, principalmente no Parque Nacional e nas bacias do Pipiripau e do Descoberto.

“Identificamos problemas como uso irregular do solo, erosão e parcelamentos. Tudo foi encaminhado para os órgãos competentes”, contou o gerente de Geoprocessamento da Caesb, Carlos Eduardo Machado Pires.

Tecnologia conhecida

A Caesb já usa essa tecnologia para outras finalidades, como controle de vazamentos, combate contra ligações clandestinas e a supervisão ambiental de obras.

“Fazemos a análise de manutenção preventiva e conseguimos uma redução dos cistos em mais de R$ 1 milhão ao ano”, completou o gerente.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?