metropoles.com

DF teve 323 casos de tuberculose em 2021; 18% estão em tratamento

Maioria dos casos é de quem tem entre 35 e 49 anos. Transmissão é semelhante à Covid-19 e uma das primeiras formas de prevenção é a vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Seksan Mongkhonkhamsao/GettyImages
Fotografia colorida. Homem coloca a mão no rosto mascarado para tossir
1 de 1 Fotografia colorida. Homem coloca a mão no rosto mascarado para tossir - Foto: Seksan Mongkhonkhamsao/GettyImages

O Distrito Federal registrou 323 casos de tuberculose em 2021. Destes, 18,58% ainda estão em tratamento e 12,61% abandonaram os cuidados médicos. Por conta de números como esses, a rede pública de saúde vem instituindo um Plano de Enfrentamento à Tuberculose, que, alinhado às políticas internacionais, tenta eliminar a doença até 2026.

A transmissão da tuberculose é semelhante à Covid-19. Ela ocorre, principalmente, pelas vias aéreas por meio de tosse, espirro e fala. Uma das primeiras formas de prevenção é a vacina BCG aplicada em crianças de até 4 anos.

Os sintomas de alerta são tosse por mais de três semanas (às vezes, com sangue), dor ao respirar ou tossir, perda de peso, febre vespertina, fadiga e dores pelo corpo, principalmente no peito. A população mais suscetível à doença são pessoas em situação de rua, detentos, pacientes com HIV, usuários de álcool e outras drogas e a população indígena.

No DF, a maior concentração dos casos ocorre na faixa etária entre 35 e 49 anos, respondendo a 34,6%. A incidência da tuberculose na capital é baixa, quando comparada com a média nacional. Enquanto há cerca de 32 casos por 100 mil habitantes no Brasil, no Distrito Federal há em torno de 12 casos para a mesma quantidade de pessoas.

“O DF integra-se ao esforço pelo fim da tuberculose por meio de ações prioritárias em todas as unidades de saúde da Atenção Primária. Os atendimentos dos casos estão descentralizados nas UBSs e os mais complexos, de resistência e associação com outras comorbidades, são encaminhados para o Centro Especializado em Doenças Infecciosas”, explica o coordenador da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Fernando Erick Damasceno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?