metropoles.com

DF teve 141 ocorrências envolvendo bombas nos últimos cinco anos

Em 2018, foram 56 ocorrências. Desde lá, a quantidade de operações vem diminuindo até o ano passado, quando só foram registradas 12 casos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
policia militar bope é acionado para ameaça de bomba entre TCU e anexo do STF 1
1 de 1 policia militar bope é acionado para ameaça de bomba entre TCU e anexo do STF 1 - Foto: null

Informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) mostram que houve 141 ocorrências envolvendo bombas ou artefatos explosivos nos últimos cinco anos no DF. Os dados foram obtidos pelo Metrópoles através de um pedido de lei de acesso à informação.

Em 2018, foram 56 ocorrências. Desde lá, a quantidade de operações vem diminuindo até o ano passado, quando só foram registradas 12 ações para identificação de artefatos explosivos, representando uma queda de 78%.

Segundo a PMDF, toda ocorrência com artefato explosivo tem potencial lesivo à pessoas ou bens. O órgão também ressaltou que “quem atesta sobre a eficiência de substâncias explosivas são os laudos assinados por peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal”.

Quatro casos em três dias

Em dezembro de 2022, foram registrados quatro casos em três dias. Na primeira ocorrência, um passageiro de ônibus foi preso suspeito de transportar uma bomba dentro de uma bolsa. O veículo parou na 216 Sul, após denúncia de uma passageira. Algumas horas depois, a polícia confirmou que não havia artefato algum dentro da mochila e liberou o homem que estava detido.

Já na manhã de sábado foram dois casos. Em uma das situações, o esquadrão antibomba da Polícia Militar do DF (PMDF) conseguiu neutralizou um artefato em área próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília. O acusado de tentar provocar o atentado na capital da República se identifica nas redes sociais como George Washington Oliveira Sousa e tem 54 anos.

Logo depois, equipes das forças de segurança se mobilizaram para desarmar uma suposta bomba perto da Base Aérea de Brasília. No entanto, os agentes encontraram apenas uma mochila com uma garrafa de água mineral dentro.

Por fim, na madrugada de domingo, uma nova suspeita de bomba mobilizou as forças de segurança do DF. O material encontrado na região do Gama, na DF-290, pesava cerca de 40 kg. No fim da noite de Natal, o esquadrão de bombas do Batalhão de Operações Especiais da PMDF foi ao local para realizar procedimentos técnicos e confirmou se tratar de explosivo. Em seguida, fez a detonação controlada do material.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?